segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

RESENHA: Antes da tempestade

"Para conhecer o amor verdadeiro é preciso ser arrasado por ele.” Rajputana, Índia, 1930. Desde a morte de seu marido, a jovem inglesa Eliza tem como única companhia sua câmera. Determinada a se firmar como fotógrafa profissional, ela acaba de aceitar um convite do governo britânico para se hospedar durante um ano no castelo da família real local. Sua missão: fotografar, para o acervo da Coroa inglesa, a vida no Estado principesco de Juraipore. Ao conhecer Jayant, irmão mais novo do marajá, Eliza embarca na aventura mais transformadora de sua vida. Acompanhada pelo príncipe rebelde e misterioso, ela conhecerá uma terra marcada por contrastes — com paisagens de beleza incomparável, cultura rica e vibrante e, ao mesmo tempo, a mais devastadora das misérias. Enquanto Eliza desperta Jayant para a pobreza que circunda o castelo, ele mostra a ela as injustiças do domínio britânico na Índia. Juntos, descobrem uma afinidade de alma e uma paixão arrebatadora. Mas a família real fará de tudo — até o impensável — para impedir a aproximação entre o nobre indiano e a viúva inglesa."

O livro tem muitos elementos que me chamam a atenção. O fator Índia foi o que mais me atraiu, já que não lembro de ter lido nada que se passasse inteiramente lá. Segundo, me pareceu que Eliza era uma mulher a frente do seu tempo, e o contraste de sua personalidade com costumes tão fortes prometia situações interessantes de se acompanhar. E, claro, que o romance com cara de proibido também tem seu papel na minha animação.

Porém minha animação não encontrou o que esperava. Embora os elementos estivessem lá, faltou a autora um pouco mais de elaboração no desenvolvimento do enredo. O que esperava sentir infelizmente não se provou verdadeiro e os personagens não conseguiram me cativar como imaginei que aconteceria. Faltou profundidade nos seus questionamentos e suas dores.

A construção da história também foi falha. Com vários plots que poderiam render uma história mais densa, ficou meio superficial e não aproveitou a força dos temas, como a pobreza da população e a convivência difícil entre indianos e britânicos.

O que realmente gostei foi de como a autora mostra que podemos recomeçar e ter esperanças depois de momentos trágicos. A ligação antiga que Eliza e Jay tinham, mesmo não sabendo, foi boa de ver, assim como alguns aspectos políticos e culturais. A proposta é boa, tem seus momentos de delicadeza e nos deixa sim curiosos, porém não me convenceu. Como sempre falo, acho importante quem se interessou pela história conferir o livro, minhas impressões podem ser diferente das de vocês e é sempre bom avaliar por si próprio.

* Este livro foi cortesia da editora Companhia das Letras.

Sobre o livro:
ISBN: 9788584390984 
Autora: Dinah Jefferies 
Editora: Paralela
Páginas: 345
Ano: 2017

Nenhum comentário: