quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Semana "Tartarugas até lá embaixo": Os livros de John Green


O dom que o John Green tem de emocionar e criar identificação com o leitor nunca falha. Até quem já passou da faixa etária para a qual seus livros se destinam consegue ver um pouco de si mesmo nas suas obras, acho que especialmente em "Tartarugas até lá embaixo", onde o autor nos dá uma visão bem sólida da ansiedade e qualquer que seja a idade do leitor, ele vai perceber a importância de se falar sobre o tema.Ele respeita seu público e não se abstém de tratar assuntos como orientação sexual, problemas mentais e perda, dando ênfase a estes nos seus enredos de forma bem crível.

Meu primeiro livro dele, e meu preferido, foi "A culpa é das estrelas" que me surpreendeu muito na abordagem sobre pacientes adolescentes com câncer. Não é somente um livro pelo quais os personagens dão vazão aos sentimentos conflituosos sobre enfrentar uma situação difícil, é sobre viver os dias bons e passar pelos difíceis com quem você ama e que te faz bem, mesmo que não reste tanto tempo assim. Difícil não se emocionar com Hazel e Gus, com os amigos e pais deles. Acho que quem lê sempre se sente próximo aos dois. 

Outro livro do Green que curto bastante é "Quem é você, Alasca?". Não senti grande ligação com a Alasca, porém é inquestionável como sua personalidade é interessante. Aliás, ela não é a única: Gordo e Coronel são maravilhosos. E aqui também temos, como em todo livro do autor, referências nerds ótimas. Ainda podemos acompanhar o Miles (Gordo) criando amizades fortes que o entendem e nas quais ele pode confiar.

Já "Cidades de papel" me fez amar o Quentin e seus amigos, mas não fui nadinha com a cara de Margo. Foi o livro que mais gostei da inserção de mistério e pistas, tentava decifrar junto com o Quentin cada nova informação. O final é bem a cara do John Green: aquela sensação de dever cumprido, mas que não é certeza de felicidade.

Outros livros dele como "O teorema Katherine", um dos livros dele que mais divide as opiniões do leitores, e Will & Will são tão tão agradáveis de ler quanto os citados acima e valem a pena ser lidos.

Quais são os livros do autor que vocês mais gostam?


Nenhum comentário: