sexta-feira, 13 de outubro de 2017

RESENHA: Fantasma (Track #01)

Correr é algo que Fantasma sempre soube fazer, mas nunca levou muito a sério. Afinal, seu maior sonho era ser jogador de basquete e, quem sabe, entrar para o livro dos recordes. Até que, certo dia, ele disputa uma corrida contra um dos melhores atletas de uma equipe que está treinando na pista de atletismo do parque. E vence. O técnico percebe que aquele garoto tem talento de sobra e quer que o menino entre para sua equipe de qualquer jeito. O problema é que Fantasma também tem muita raiva e um passado que tenta desesperadamente deixar para trás. Um passado que exerce sobre ele uma força destrutiva que pode impedi-lo de dominar seu dom e achar seu verdadeiro lugar no mundo.
Finalista do National Book Award de 2016 na categoria de literatura jovem, Fantasma é o primeiro volume de uma série sobre um grupo de corredores com vidas e personalidades muito diferentes que encontram no esporte sua grande chance de vencer, mas que antes precisarão provar muita coisa não só aos outros, como também a si mesmos.


Dos temas que encontramos na história, creio que os ligados ao trauma do Fantasma foram o que mais me chamaram a atenção. Ele claramente sofre com a situação do pai, mas ao mesmo tempo sente falta. O autor mostra que certos acontecimentos podem ser marcantes e criar feriadas, mas os sentimentos em relação a eles são o mais difícil de encarar. Some a isso bullying, questões raciais e sociais. É muito para qualquer pessoa aguentar, principalmente um adolescente.

Fantasma começava a ter objetivos de verdade e entender como era importante ter pessoas com quem se relacionar quando se junta a equipe. Sendo um garoto de poucos amigos e com o trauma que interfere bastante no seu dia a dia, ter o treinador como influência é o que o põe nos eixos. Ele faz muita bobagem e aos poucos vai entendendo a gravidade delas. Seu desenvolvimento é crível, sem precisar de muito detalhes, só de fatos espaçados que demonstram como ele lida com seus problemas.

Apesar do Castle, nome verdadeiro do Fantasma, ser bem desenvolvido, assim como o treinador, acho que o autor poderia ter trabalhado melhor a equipe de novatos. Eles tem histórias com grande potencial e eu gostaria de ver isso no livro. Como se trata de uma série, espero mais de Lu, Patty e Sunny nos próximos.

Os clichês estão presentes, mas não me incomodaram, em especial pela maneira simples que o autor conduz o enredo. É uma leitura rápida, leve, apesar dos temas sérios, e que te faz torcer pelas conquistas do protagonista.

Sobre o livro:
ISBN: 9788551002322
Série: Track
Volume: 01
Autor: Jason Reynolds
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 208


Nenhum comentário: