segunda-feira, 18 de setembro de 2017

RESENHA: Senhor da Sombras (Os artifícios das trevas - livro 02)

A ensolarada Los Angeles pode ser um lugar sombrio na continuação de Dama da Meia-Noite, de Cassandra Clare. Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephlim. Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam — juntos e antes que seja tarde. 

Creio que não preciso falar que estava ansiosa para "Senhor das Sombras", mas vou repetir: quanto sofrimento esperar por esse livro! Só não foi maior que o sofrimento de ler o coração dos personagens sendo despedaçados e o meu indo junto. Foi surpresa atrás de surpresa, dor atrás de dor e os poucos momentos de paz não deram conta de curar os danos. 

Que a Cassandra Clare sempre desenvolve seus personagens secundários, todo mundo que já leu algum dos seus livros sabe. Em "Senhor das Sombras" ela vai além, e a distribuição de pontos de vistas quase tira o foco de Emma e Julian. Quase. Ter Kit narrando foi uma das boas surpresas que essa decentralização trouxe. Ele funciona dentro da história como Clary e Tessa funcionaram em "Os instrumentos mortais" e "As peças infernais": é quem não entende o que está acontecendo. Não vivia no mundo dos caçadores de sombras e existe algumas coisas que ele ainda precisa assimilar, mas a diferença fica por conta das informações que ele já tem por ter envolvimento com o Mercado das Sombras. Ele acaba sendo uma parte importante de um trio improvável, juntamente com Ty e Livvy e como eu gostei dos três juntos!

Por mais que ame Cristina, Mark e Emma, Julian é meu personagem preferido. Gosto da dualidade que ele representa, seu amor inabalável pela família e por Emma e seu lado calculista quando é necessária qualquer ação que os proteja. Ele é um anti-herói, inteligente frequentemente chamado de cruel, implacável e frio, mas não consigo associar essas palavras a ele justamente pela forma que cuida dos irmãos. Ele me irritou em alguns momentos e eu tive sim raiva de suas atitudes, porém nada me tirou a admiração. Como não sentir isso por alguém que é constantemente bombardeado pela vida e ainda se levanta e luta por quem ama?

Novas dinâmicas amorosas veem a tona, sendo algumas mais indícios do que realidade. Eu fico feliz por cada momento que a Cassie nos brinda com casais que se amam e entendem, independente de gênero. E ela dá representatividade a todos, mostra todos os lados, sejam bons ou ruins, além mostrar o preconceito existente.

A trama ficou ainda mais intrincada. Não bastasse os problemas que surgiram em "Dama da Meia-noite", um plano muito maior está em andamento e as subtramas que são inseridas para dar corpo ao enredo principal são igualmente ricas. A parte política ganha ainda mais força, e fiquei impressionada como as artimanhas utilizadas são parecidas com nossa atual situação. A Clave é tão realista que minha raiva e revolta eram palpáveis diante de tanta cegueira. 

Surpreender é a especialidade da autora: alguns capítulos caiam como uma bomba e eu ficava imaginando se ia conseguir algo que superasse certas revelações e ela logo depois nos mostrava outra ainda mais forte. Clary é portadora de uma dessas surpresas e olha, já fiquei tensa só de imaginar o que significa. Não faltam também participações e citações sobre os desafios enfrentados nas outras séries das crônicas dos caçadores das sombras.

Tenho mesmo que parabenizar a Cassie pela coragem de decidir certas cenas e nos causar tantos sentimentos. Como uma leitora que admira a capacidade de criar enredos dos autores, estou orgulhosa como sempre fico com a evidente evolução de sua escrita. Mas a parte fã apegada aos personagens ficou possessa, triste, e não quer perdoá-la pelo final. Fico repetindo "não merecia" o tempo todo, mas quanta coisa nos acontece mesmo quando só fazemos o melhor?

Meu consolo é saber que o terceiro e último livro da série foi adiantado para 2018. Meu coração não vê a hora de ler o final dessa maravilhosa história. O que acontecerá com Julian e Emma?

Sobre o livro:
ISBN: 9788501401076 
Série: Os Artifícios das Trevas
Volume: 02
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Páginas: 602

Nenhum comentário: