sexta-feira, 8 de setembro de 2017

RESENHA: Amor & Gelato

Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali. 
Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração.
Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos. 

Por motivos profissionais, acabei me interessando muito pela Itália. A arquitetura e arte presente no país sempre me fascinaram e quero um dia poder fazer um tour por suas cidades mais famosas, então quando Lina ficou um tanto receosa de estar em Florença, eu não absorvi de imediato o que poderia deixá-la assim. Mas logo que suas primeiras interações com Howard apareceram, senti muita empatia pela sua situação e por seus sentimentos. 

O diário foi uma adição muito bem vinda. Além de importante para a história, é um recurso que funciona bem e nos dá detalhes que seriam menos impactantes se fosse narrado por outro personagem. É como ler um livro dentro do livro e temos as duas linhas temporais que inevitavelmente iriam se encontrar e explicar o que realmente afastou a mãe de Lina de seu pai, além de acompanhá-la na descoberta de um lado de Hadley o qual ela não conhecia.

Amei Ren e o Howard. Ren é o tipo de garoto que eu adoraria ser amiga, me parece muito divertido tê-lo ao lado. Já Howard tem alguns interesses que eu com certeza me identifico, essa coisa de adorar a história dos lugares, tentar entendê-las. Com a Lina eu passei um pouco de raiva, gostaria que ela fosse mais sincera ou até mesmo mais paciente em determinados momentos. Teria impedido muita dor desnecessária. Porém confesso que ela foi corajosa em encarar algumas situações e acabei gostando dela.

Como não ficar empolgada com as passagens onde se falava do monumentos e das edificações? Só bastava um personagem falar de um lugar ou de uma escultura para eu correr e por na internet para ver qual era. Quase sempre funciona para mim essa mistura de local verdadeiro com a ficção. E já adicionei o Duomo na minha lista de obras a serem visitadas. 

Poderia ter sido melhor trabalhado, em minha opinião, o dia a dia com o Howard e até a evolução da amizade com Ren. A história toda se passa em basicamente uma semana, o que deixou o livro um pouco corrido em momentos que a autora poderia ter ido com calma e desenvolvido mais o psicológico dos personagens. Ainda sim, gostei dos acontecimentos e da leitura leve.

Sobre o livro:
ISBN: 9788551002346 
Autora: Jenna Evans Welch
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 320

Nenhum comentário: