terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Semana Rick Riordan: Meu amor por Percy Jackson e os Olimpianos



Adoro todas as histórias do Rick Riordan: elas sempre me divertem, emocionam e me informam. São tantos temas e tantos mitos que é difícil definir qual se gosta mais.Tenho um carinho especial por sua primeira saga porque foi meu primeiro contato com o autor e foi nela que meus personagens favoritos de todas as suas séries apareceram.

Quando li "Percy Jackson e os olimpianos - O ladrão de raios", foi como meus sonhos de leitora tivessem se materializado: eis uma história que une o período atual com uma ligação com a cultura grega e ainda é cheia de aventura, mistério, pitadas de romance e muito humor.

Fascinada pelos mitos gregos e por toda sua cultura, enfatizada pela minha profissão, arquitetura, me envolvi muito com o cenário montado pelo Riordan. Atena sempre foi uma deusa que me chamava a atenção, sou da geração que acompanhava Cavaleiros do Zodíaco fielmente, portanto vê-la na Annabeth foi um dos pontos cruciais para gostar da saga. Claro que o amor da Annabeth por história e ter planos de ser uma arquiteta somou vários pontos positivos para ela. 

Já o Percy me conquistou pela abordagem diferente: não é um herói sem bagagem emocional, foi criado pela mãe sem a presença do pai biológico e aguentou durante anos um padrasto terrível, mas tem bom humor frente aos desafios, dando um ar mais leve a uma história que podia com facilidade tender ao obscuro e sofrido. Ele evolui bastante em sua trajetória e vemos o garoto inseguro e perdido enfrentar tudo com coragem: ele tem uma postura muito madura tomando pra si a responsabilidade por comandar os meio-sangues nos momentos que exigiam sua liderança.

Além deles temos tantos personagens com histórias densas e sofridas, como não ficar entre o amor e o ódio ao Luke, se divertir e respeitar o Grover, como não torcer pelo Nico?

E a melhor parte é que o Rick Riordan nos ensina sobre a mitologia grega de uma forma divertida e interessante, além de trazer questionamentos pertinentes a nossa realidade e dar grandes exemplos de convivência com as diferenças através do Tyson, ou sobre a importância da família, que pra mim é um dos grandes temas das suas sagas.

Foi por esses motivos que eu tenho tanto amor por "Percy Jackson e os olimpianos", a série sempre terá um lugar especial na minha estante e no meu coração.

E qual é a sua série preferida do tio Rick?


Nenhum comentário: