quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

RESENHA: Lembrança (A mediadora - Livro 07)

"Meg Cabot retorna com uma divertida e sexy continuação da saga de Suzannah Simon, a menina que via fantasmas... e os ajudava a passar para a luz Agora, mais velha e experiente, tudo que Suze quer é causar uma boa impressão no primeiro emprego desde sua formatura — e desde o noivado com o Dr. Jesse de Silva, ex-espírito e sua alma gêmea. Como não bastasse, um fantasma de seu passado resolve aparecer. E esse não é um espectro que ela possa mediar. Afinal, Paul Slater está bem vivo, milionário e, ainda por cima, é o novo proprietário da antiga casa de Suzannah. Aquela na qual conheceu Jesse. Isso não seria um problema se ela não tivesse acabado de descobrir que uma antiga maldição poderá transformar seu amado num demônio, caso seu antigo local de descanso seja demolido, como Paul pretende. Agora ela precisa dar um jeito em Paul, que a está chantageando sexualmente — isso mesmo... ou ela dorme com ele, ou perde Jesse —, enquanto tenta ajudar uma caloura assombrada por uma menininha muito poderosa... "

Faz um bom tempo desde que li os seis livros da série "A mediadora". Lembro que a primeira coisa pela qual me interessei foi os dons que a Suze mostrava e como era diferente do que geralmente vemos quando de trata de fantasmas na literatura. Depois, fui curtindo a personalidade da Suze, implicando e adorando aos mesmo tempo a forma que ela resolvia suas mediações. Os personagens que foram surgindo e ficando na história também me agradavam bastante: desde os três meios irmãos da Suze, quanto suas amigas e, muito obviamente, o Jesse. O Jesse, por sinal, chama a atenção para o livro por si só: embora com seus pensamentos ainda locados no século XIX, ele era tão gentil e cuidadoso com a Suze que era dificil não curti-lo.

Assim, com toda a minha nostalgia sobre a história e personagens, comecei o sétimo volume animada e continuei assim até a metade do livro quando fui percebendo que a autora não estava encaminhando o enredo para uma boa solução.

O desenvolvimento de várias partes deixou a desejar: o caso de Lucia ficou meio perdido no drama pessoal da Suze que, se bem resolvido, teria minimizado meu desconforto, coisa que não aconteceu. A situação do Jesse e a casa se desenrola de uma forma que não convence e a falta de fechamento consistente só contribuiu pra isso.

A Suze sempre foi impulsiva e eu nunca me incomodei, pois achava que a maioria das suas atitudes eram justificáveis, já que tinha como objetivo ajudar os outros, mas este sétimo volume acabou com essa impressão. No final do livro ela toma uma decisão que envolve muitas pessoas, e não consigo concordar com o que ela fez principalmente porque foi mais em benefício próprio.

Sei que a resenha está muito negativa, mas tem coisas boas também: a Suze ainda é muito ligada aos amigos, continua desbocada e batendo antes de conversar. As interações dela e do Jesse são ótimas, assim como o relacionamento entre ela e os meio irmãos: o David (Mestre) me surpreendeu positivamente, assim como os outros dois. Por mais problemas que eu tenha com as atitudes do Paul, não vou mentir que adorava suas aparições, e sempre rendia boas cenas. O padre Dom é daqueles personagens queridos e que sempre me deixava sorrindo quando aparecia.

O ritmo e a narrativa te deixam curiosa o tempo todo e o livro acaba rapidinho. Inegável o poder de atrair o leitor que a Meg tem. Pena que a história não evoluiu de acordo com seu talento. Podia ser muito melhor, o conto (O pedido) que ela liberou deu uma expectativa grande porque tinha tudo que os outros livros passavam, mas infelizmente "Lembrança" não funcionou como eu imaginava. Não sei se é porque estou mais velha e mais chata, ou se realmente a história não cativa como deveria. Portanto, acho bom que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões.

Sobre o livro:
ISBN: 9788501071569
Série: A Mediadora
Volume: 07
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Páginas: 422

Nenhum comentário: