quinta-feira, 25 de agosto de 2016

RESENHA: Uma canção de ninar

Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo os fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento. Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy — que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre ela. Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor.

Logo de cara o que me ganhou foi uma protagonista cheia de grandes diferenças em relação as dos livros anteriores da Sarah. Aqui não vemos uma garota romântica, um tanto inexperiente em relação a relacionamentos ou mais politicamente correta. Remy pode até ser organizada e decidida, mas adora beber, troca de namorado com frequência e geralmente é ela quem dispensa-os e, principalmente, não trata o sexo como um tabu. 

Além da protagonista, tem outro fator que é diferencial de suas obras: aqui o relacionamento amoroso da protagonista tem mais importância na trama, mesmo que seja para enfatizar como o comportamento e escolhas da mãe influenciam a Remy. Foi uma mudança bem vinda, mas que não altera o fato da autora sempre usar a parte romântica como espelho e complemento de assuntos mais profundos.

Claro que contamos com uma abordagem familiar muito constante nos livros da Sarah Dessen: ainda temos uma relação um tanto diferente entre mãe e filha, a figura do pai ausente, e a história se passa pouco antes da faculdade. Ela tem sim aspectos corriqueiros e o que realmente muda é o como ela trata e resolve as temáticas que ela insere.

Os personagens são ótimos e o Dexter é muito carismático, otimista e sociável. Os outros garotos que compõem a banda são tão diferentes um dos outros, e essa dinâmica também é observada nas amigas da Remy, ainda que o John Miller ganhe para qualquer um deles. Ele me divertiu demais.

A única coisa que me incomodou foi o fato da Sarah não se aprofundar em alguns aspectos. Dos seus livros, esse foi o que me pareceu mais próximo de uma abordagem adulta e, obviamente, eu não esperava um livro voltado para o new adult, mas achei que ela seria mais corajosa. Também tive esperanças que desta vez a figura paterna fosse mais trabalha mesmo que o pai da Remy já tenha falecido, não ficamos sabendo muito coisa sobre ele e realmente esperei mais esclarecimentos. 

Ainda sim, eu amei a leitura. A narrativa da Sarah sempre é agradável, fácil e fluida, ela conhece o ponto certo para nos deixar curiosos a cada capítulo. Sem falar que eu sou super fã da autora e sempre estou pronta para devorar qualquer livro dela. 

Sobre o livro:
ISBN: 9788555340116 
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 2016
Páginas: 352

Nenhum comentário: