quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

MANGÁ - Primeiro volume: Orange


Sinopse oficial: Na primavera do segundo ano do colégio, chega uma carta vinda de dez anos no futuro. Nela, estava contido o desejo da Naho de 26 anos para a Naho de 16 anos, dizendo para ela “não passar pelos mesmos arrependimentos que eu passei”. E a Naho adolescente vai descobrir que o “arrependimento” é em relação ao Kakeru Naruse, o aluno novo que é transferido de Tóquio e o motivo da Naho adulta ter escrito a carta!

Naho e Kakeru

A mangaká: Ichigo Takano

Demografia: Shoujo


Comentários: Muitos surtos de felicidade quando a JBC divulgou que iria publicar Orange. Acompanhava a história desde a época que pertencia a Betsuma. Sim, sofri quando a mangaká resolveu parar a história, boatos na época diziam que ela não trabalharia mais com mangás, até que, depois de muito sofrimento (da mangaká e dos leitores), Orange voltou em casa nova. E agora estou eu, muito feliz, lendo a edição brasileira. Tenho particular apreço pelo enredo que por mais que tenha a ver com mudança do futuro, trás também muitas questões sobre nossos arrependimentos e até onde o sofrimento pode nos levar. 

Hagita, Naho e Kakeru

Personagem que mais gostei: Eu amo os seis amigos, mas o Suwa me encanta. Como pode, tão novo, ser tão gentil e maduro, mesmo que não aparente? Ninguém imagina que ele é o que mais percebe os sentimentos de Kakeru e Naho. Adoro!

Suwa, Azu e Takako

Personagem que menos gostei: Só pra não ficar sem ninguém, vou falar do pé no saco deste primeiro volume: Ueda. Garota metida, viu?

Ueda

Personagem que provavelmente vai surpreender: Vão ser muitos. Os próprios protagonistas, Naho e Kakeru, e Azu, Hagita, Suwa e Takako são personagens que evoluem conforme a história vai se desenrolando e muitas atitudes deles nos surpreendem.


Arte: Não é o traço mais elaborado do mundo, mas é cuidadoso e percebemos a ênfase nos olhos, principalmente do Kakeru, e como a autora usa isso para passar os sentimentos dos personagens.

O outro lado da capa com Takako, Azu e Hagita

Expectativas: Eu já li o mangá todo, mas ainda sim, estou animada com os próximos quatro volumes. É diferente quando a tradução se faz diretamente do japonês para o português, então ainda espero ver outras nuances da narrativa. Com um tema que não é tão corriqueiro, é um mangá que deveria ser lido até por quem não costuma gostar de shoujo. Vamos arriscar?

Informações sobre:
Mangá: Orange
ISBN: 9788545700906
Mangaká: Ichigo Takano
Editora: JBC
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Volumes: 5 (finalizado no Japão)
Valor: R$ 14,90
Classificação etária: 14 anos

Nenhum comentário: