sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

RESENHA: Metamorfose? (O Protetorado da Sombrinha #2)

Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com Alma?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural. 

Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada.
Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. 
Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade. 
A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo!


"Metamorfose?" não tem o mesmo ritmo de "Alma?", isso é fato. Os acontecimentos se desenvolvem bem mais lentos e a primeira parte do livro se arrasta um pouco, mas depois começa a pegar um pouco de gás e finalmente deslancha. E um dos pontos que mais me agradam nos livros desta série continua muito bem executado: os diálogos. Ainda são bastante inteligentes e o sarcasmo da Alexia e do próprio Lorde Maccon nunca falha.

Eu continuo adorando a Alexia e Lorde Akedalma. E ainda tenho vontade de bater na Ivy toda vez que ela aparece, embora a irmã da Alexia seja infinitamente pior. E alguns novos personagens realmente me conquistaram, principalmente porque trazem outras nuances para a estória, não é Madame Lefoux? E como a Alexia não tem "filtro" por assim dizer, torna tudo bem mais engraçado.

Foi muito legal saber mais sobre o passado de Lorde Maccon e gostei do mistério que move o livro, embora este tenha deixado em algumas ocasiões de ser exatamente o assunto pelo qual o enredo deveria se guiar e fica perdido em meio a algumas situações que forçavam um pouco para serem divertidas.

Fiquei revoltada com o final. Não que tenha ficado sem sentido, mas acho que a atitude de determinado personagem não combina com o caráter que ele apresenta ao longo dos dois livros. De qualquer forma, um gancho para o próximo era necessário e creio que esse é mais um caminho que vai conduzir o próximo livro. Eu espero que ele volte a ter a mesma magia que Alma? teve para mim e que determinado personagem sofra um bocado para aplacar minha raiva dele.

Sobre o livro:
ISBN: 9788565859165
Série: O protetorado da sombrinha
Volume: 02
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Ano: 2013
Páginas: 320

Sobre a série:
1. Alma?
2. Metamorfose?
3. Inocência?

Um comentário:

  1. Sou doida pra ler essa série. Nunca consigo. E toda vez que leio uma resenha sobre a série Alma fico com mais vontade ainda. Seus comentários me encantaram. Agora espero conseguir ler este ano ainda. Assim espero. Rsrsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir