quarta-feira, 19 de novembro de 2014

RESENHA: O sangue do Olimpo (Os heróis do Olimpo #5)

Depois de enfrentarem as mais penosas missões, Percy Jackson e os outros tripulantes do Argo II ainda precisam encarar a pior de todas: chegar a Atenas a tempo de impedir que Gaia, a Mãe Terra, desperte. A Atenas Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II seguirá para leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os semideuses conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes e impedir uma guerra entre os acampamentos? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar aonde estão. E, se Gaia despertar, será o fim.

Vamos para mais uma resenha sobre livros do Rick Riordan? O autor escolhe dois caminhos para nos contar sobre esta última aventura: três semideuses que estão a bordo do Argo II e dois que, até então, não tinham seu ponto de vista explorado pelo autor e são responsáveis por nos mostrar a segunda linha de ação. Foi uma escolha bastante acertada, pois ter o olhar de Reyna e Nico sobre essa aventura com certeza deixou tudo mais interessante, principalmente a amizade que cresce entre eles, e me fez gostar ainda mais do filho de Hades.


Um dos pontos que mais gostei sobre o livro foi sentir que ele é mais sobre as descobertas pessoais e enfrentar suas próprias questões do que exatamente a aventura e a tarefa de deter Gaia. Os fantasmas do passado de Reyna e Jason, a confiança da Piper, a auto aceitação do Nico, a coragem e determinação do Leo, tudo isso é explorando conforme eles tentam evitar que a Mãe Terra seja despertada.

Não sei se eu já comentei em outra resenha, mas a Piper é a personagem que menos simpatizo (gosto dela, mas ela nem chega perto de ser uma das minhas preferidas). Sua participação neste livro está ótima, com toda certeza, mas não vou mentir: adoraria que no lugar dela fosse Percy ou Annabeth. De qualquer forma os dois são bem representados através do ponto de vista dos outros personagens e, juntamente com Nico, protagonizaram uma das cenas mais engraçadas desse livro.

E sim, o final foi impactante e fez jus a série. Achei por um momento que ele deixaria de nos dar algumas respostas, mas ainda bem que me enganei! Sem falar que eu jurava que o semideus que teria o maior fardo de toda a missão seria um e foi outro, e eu amei isso! Adoro surpresas.

Rick Riordan é um autor que admiro bastante e sempre fico impressionada como ele repete a fórmula, mas sempre consegue surpreender e ainda insere referências pops no seu enredo (Doctor Who, Jogos Vorazes, Aquaman... esse último nem preciso falar com quem foi!). A verdade é que vou sentir falta dos personagens e fico agora com aquela ansiedade básica para ler a nova série "Magnus Chase e os Deuses de Asgard". Só eu fiquei curiosa com o sobrenome do garoto? E que venha 2015!

Sobre o livro:
ISBN: 9788580575958
Série: Os heróis do Olimpo
Autor: Rick Riordan
Volume: 05
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 432

A série "Os heróis do Olimpo":
05 - O sangue do Olimpo

17 comentários:

  1. Ainda não consegui ler este livro da série. estou ansiosa por isso. E pelo que li aqui, é só emoção e aventuras. Me parece emocionante. Não vejo a hora de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Monique!
    Gosto demais do Rick e dessa série porque tem semi deus e outros seres fantásticos.
    Gostei demais da resenha com sua análise.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Ainda não consegui começar a leitura dessa série do Rick Riordan, mas já posso dizer que sou apaixonada por metade dos personagens, pois já li a primeira série do Percy Jackson e amei demais! Fico feliz de saber que o autor apresentou o ponto de vista de outros personagens e, principalmente, que o encerramento foi ótimo... Essas surpresas que chegam no final, além de haver uma tarefa para os semi-deuses, já viraram característica do Rick, mas nunca elas deixar de realmente nos surpreender... Esse livro parece estar mesmo muito bom, estou muito curiosa pra ler...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  4. Tio Rick divando como sempre *------*
    Ainda não li essa série, mas vindo do Riordan até a lista de compras eu leria rsrs. O olhar do Nico?!? P R E C I S O desse livro hehe, gosto muito do jeito dele O.o .Também acho muito incrível como ele sempre surpreende mesmo usando a mesma "fórmula". Que venha 2015.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Não sei se fico feliz por ser o fim ou se entro em desespero por ser o fim e.e
    Ainda não li mas NECESSITO, afinal é minha segunda saga favorita *-*
    Otima resenha! :3

    ResponderExcluir
  6. Já terminei a série Percy Jackson e comprei já o herói perdido para começar a leitura dessa série!

    ResponderExcluir
  7. Já assisti o filme!! Mas os livros ainda não tive a oportunidade de ler. Quer dizer esta é outra série de livro só que da mesma autora!!

    ResponderExcluir
  8. Ultra atrasada com a série do Percy...ou seja, só li Ladrão de Raios...preciso comprar o box e resolver isso p/ partir p/ as demais séries...


    Miquilis

    ResponderExcluir
  9. Sou fã do tio Rick, a escrita dele é divertida, com temas atuais e pano de fundo histórico que trás muito conhecimento. Devorei a saga do Percy, dos Kane e dos Heróis do Olimpo, esse é último livro que falta pra mim ler e ouvi falar que o final é muito digno !! Graças aos deuses ele não vai parar de escrever sobre mitologia e vai ter saga nova sobre os deuses nórdicos \o/ e o protagonista aparentemente é primo de uma velha e querida conhecida dos fãs de Percy Jackson e os Olimpianos, ansiedade master !!

    ResponderExcluir
  10. Apesar, de não te lido a série, sou super fã do Rick.
    Estou super ansiosa para ler essa série tão bem desenvolvida e mitologica. Espero em breve comprar o box.

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da resenha, agora estou ainda mais ansiosa para ler

    ResponderExcluir
  12. Cara eu não vejo a hora de ler esse livro, mas ao mesmo tempo não quero terminar de ler essa saga T.T E tô cansada de ver spoilier

    ResponderExcluir
  13. mew, ainda nem terminei a saga de Percy Jackson xD
    Preciso me atualizar nessas leituras, viu rsrsr

    ResponderExcluir
  14. Só li o primeiro livro da Série do Percy Jackson, mas já quero todos os livros do autor haha, comprei o "Mar de Monstros" ontem e será minha próxima leitura.
    Amo Percy e Anabeth, será que gostarei dos personagens da nova série? Estou curiosa para saber o meu ponto de vista sobre a Piper, já que é a personagem que você menos simpatiza.

    ;*

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada do autor. Tive uma certa resistência a certas leituras, acho que mais por causa da idade, achando que não fosse gostar, mas entrando no mundo dos blogs e lendo resenhas e comentários estou adicionando ao meus desejados sempre uma leitura diferente. Este com certeza vou acabar lendo também.

    ResponderExcluir
  16. Essas resenhas me destroem UHASHUASHUA pois me deixam mais curiosa ainda. Achei interessante o fato de aparecer o olhar do Nico e de Reyna, embora eu esteja mais feliz devido ao Di Angelo! Mal vejo a hora de eu ler e, com certeza, vou querer mais e mais, embora este seja o último livro da série que é mais uma notícia que me destrói por dentro...
    Beijos,
    Alice dos Santos

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nada do Rick Riordan, mas tenho bastante vontade. Acho que, por ser o desfecho de uma série que tem a aventura como um dos pontos mais fortes, sentiria falta por ter essa parte das descobertas pessoais e autoconhecimento mais desenvolvida do que a aventura em si. Gosto de ver tiro, porrada e bomba. kkkkk Mesmo assim, acho que essas séries devem ser ótimas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir