sábado, 23 de novembro de 2013

RESENHA: Divergente

Monique Melo

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Estou um pouco atrasada na febre Divergente, mas isso não me impediu de aproveitar o livro. Distopia está sempre na minha lista de leitura e essa é uma que deveria entrar na sua lista se você já não a colocou.
Eu curti demais a narrativa e o desenvolvimento. Gosto de enredos bem construídos e que nos fazem entender cada passo que leva ao clímax, e Veronica Roth faz justamente isso: vai desde os testes da Tris, cheios de ansiedade, mas ainda sim, leves, até as cenas de tirar o fôlego em sua iniciação e treinamento. Medo e desconfiança é uma coisa constante a ela e aos demais treinados, então a superação de seus obstáculos é uma situação a qual eles tem que se acostumar.
 A parte política e social tem grande importância e os pensamentos de Tris são os condutores para que entendamos essa dinâmica. A ideia das facções é bem explicada e abordada e a autora se utiliza bem das características de cada uma para traçar o perfil dos personagens as quais eles pertencem.
Os personagens são carismáticos e gostar deles não é nada difícil. Quatro é um dos meus preferidos. Seu passado e suas crenças moldam bem suas atitudes e ele é um misto de complexidade e simplicidade. A Tris também me animou muito, pois não é o tipo de protagonista que fica na sua esperando ser salva, ela é corajosa e encara os desafios que aparecem com certa maturidade. 
Gostei muito do livro e da ambientação e fiquei bem empolgada para ver a adaptação cinematográfica. Este primeiro volume termina de uma forma muito boa e que dá vontade de correr parar ler o segundo. Para minha sorte, Insurgente já foi lançado no Brasil tem algum tempo, então logo matarei minha curiosidade sobre as consequências das ações realizadas em Divergente.

Sobre o livro:
Divergente
ISBN: 9788579801310
Série: Divergente
Volume: 01
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2012
Páginas: 502
Trailer do filme:

6 comentários:

  1. Monique!

    Não li ainda nenhum livro da série, mas que que leio das resenhas é bom demais!

    Quero muito poder ler.

    Sua resenha ficou show!

    Que seu final de
    semana seja esplendoroso!!

    cheirinhos

    Rudy

    Blog
    Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rudy!
    O livro é ótimo! Eu adoro distopia e essa tem uma ótima premissa. Leia, você não vai se arrepender!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai, ai, Divergente... Foi uma série que me pegou de jeito. Estava meio receoso em começar, já que não curti muito Jogos Vorazes, mas foi uma leitura que me surpreendeu, já que ela explorou os pontos que achei mal explorados em JV (apesar de serem histórias bem diferente, há elementos distópicos semelhantes). Estou doido para ter em mãos o terceiro livro da série.

    ResponderExcluir
  4. Tb estou super atrasada, fique tranquila rsrs
    Li o livro semana passada (ou retrasada, não lembro) e já estou surtando para ler o próximo. Não sei pq não li antes, vai entender né? Adorei e já quero o filme!
    Four <3


    Bjs, Kel - www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não fiquei tão empolgada quanto fiquei ao ler JV, mas gostei demais da leitura.

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que não sou a única! Também quero ler Insurgente logo!


    Beijos, Kel.

    ResponderExcluir