sexta-feira, 2 de novembro de 2012

RESENHA: Cinquenta Tons de Cinza (Cinquenta Tons de Cinza #1)

Monique Melo

“Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja — mas em seus próprios termos.

Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso — os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família —, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos...” Fonte: site Cinquenta Tons de Cinza.


O livro até que flui bem e a narrativa, embora não seja espetacular, é de fácil leitura, mas é impossível não se incomodar com a repetição de frases e com o vocabulário mais que limitado da Anastasia. A autora repete expressões e frases sem o menor pudor, o que dá a entender que não teve a mão de um bom editor para evitar certos exageros.

Incomodou-me demais a contradição nas atitudes dos personagens. Grey desde o começo diz conhecer só um tipo de relação sexual e gosta de ter controle sobre tudo, mas não mostra muita relutância em ceder ao jeito da Anastasia. Ela por sua vez, parece muito corajosa e segura para aceitar as preferências peculiares do Christian sendo uma virgem e sem conhecê-lo direito.  Isso não seria problema se os dois construíssem uma relação conforme se tornassem íntimos, mas não é o que acontece.

Tudo bem que desde o início eu sabia que era uma fanfiction de Crepúsculo. Em nenhum momento isso me atrapalhou, pois sou fã de fanfics e leio várias. Temos na Cassandra Clare um bom exemplo de escritora que começou nos sites destinados as criações dos fãs de diversas séries e que virou sucesso, mas ainda não entendo o porquê de tanta animação com a trilogia da E. L. James. Acho que qualquer romance de banca consegue trabalhar o enredo melhor do que a autora e constrói personagens que criam identificação com o leitor com maior eficácia.

O mais interessante do livro para mim foi a personalidade totalmente perturbada do Christian Grey. Pode-se adivinhar muita coisa sobre ele durante a leitura, mas ainda tem muitos detalhes sobre ele que não foram mencionados, os quais podem explicar suas atitudes. É a curiosidade sobre seu passado que está me motivando a ler o segundo livro da série.

Sobre o livro:
Cinquenta Tons de Cinza
Série: Cinquenta Tons de Cinza
Volume: 01
Autora: E. L. James
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 455

8 comentários:

  1. Ola!!
    Eu quero ler este livro, por pura curiosidade "pq as pessoas gostam tanto?" Eu prefiro muito mais um romance de banca do que esta estória cheia de sadomasoquismo e diálogos limitados, mas enfim quero e vou dar uma chance ao livro. Amei sua sinceridade na resenha!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Pense num livro falado! hahaha
    Na faculdade tem desfile dele. Aff.
    Enfim, não tô empolgada para ler esse livro não. Sempre quando uma livro "bomba" assim, eu sinto uma das duas coisas: extrema curiosidade para ter minha própria opinião. Ou um visível contentamento com a opinião dos outros.
    E acho que, por enquanto, me contento com a opinião alheia. haha
    Não é o momento pra mim ler este livro. Quem sabe algum dia...
    Mas super entendo seu ponto de vista! Booa.
    ;)

    Beijos
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho que o melhor é o Grey. Acho que a autora escreve mal, mas lembro que não conseguia parar de ler pra ver o que ia acontecer. Incrível ficar presa a um livro ruim, né? kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. adorei danni dizendo que na facul dela tem "desfile" do livro....

    ResponderExcluir
  5. Gosto do livro... acredito que a repetição de frases, vocabulário e diálogos limitados são uma característica da inexperiência de Ana e a sua insegurança diante de um relacionamento. Quando nos encantamos com alguém ficamos inseguras até quanto ao que falamos, a forma com que falamos. O livro é envolvente sim; podemos ter outras preferências, mas para compara-lo é preciso lê-lo. Gostei ainda mais por ser uma leitura simples, que posso me envolver até durante a minha pausa no trabalho para o almoço.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que esse tá sendo um dos livros mais polêmicos da atualidade .

    ResponderExcluir
  7. meu deus, eu preciso muito ler este livro, eu amo livros picantes hahahaha, e talvez vou pegar emprestado com uma amiga, pq eu nao posso comprar ele, pq todos os livros que eu compro minha mae le tbem , entao fica estranho ela saber que eu li isso kkk

    mas eu adorei o casal, e com certeza eles formam um belo casal tanto na cama como fora dela rsrs

    ResponderExcluir
  8. No último mês, p todo lado que eu olhava tinha um ser lendo 50 tons, falando em 50 tons, ou desejando 50 tons.
    Me rendi a modinha e li, e juro, não entendi pq tanto falatório.
    É um livro repetitivo,uma personagem principal chaaaaaata, e uma Deusa interior que deveria ter levado uns tapas p ficar quieta, se bem q ela ia acabar gostando dos tapas. hahha

    É um livro mediano, li, não sofri lendo, não abandonei, mas também pulei algumas páginas, EEE jamais pagar 80,00 por esta trilogia.

    ResponderExcluir