sexta-feira, 7 de setembro de 2012

RESENHA: Garotas de Vidro

Fabiana Araújo

"Cacos de vidro voam para o meu coração porque Cassie está morta e gelada. Ela morreu no Motel Gateway e a culpa é minha. Não são as revistas, nem os sites na internet, nem as garotas de língua afiada no vestiário, nem os rapazes que adoram chupar pescoços no terraço. Nem seus técnicos, diretores ou conselheiros, ou os inventores dos tamanhos P e PP. Nem sua mãe ou seu pai. Eu não atendi.” - pág 38


 Lia acaba de saber que Cassie, sua melhor amiga, foi encontrada morta em um quarto de Motel. Sozinha. Cassie ligou pra Lia 33 vezes antes de morrer e Lia não atendeu a nenhuma das ligações.

‘Garotas de Vidro’é um daqueles livros que você não consegue ler de uma vez. O livro é muito denso e intenso para isso. Lia vive num mundo onde um grama a mais faz toda a diferença. Ela se olha no espelho e se acha gorda, mesmo tendo menos de 50 quilos. A comida que ela ingere são números, não nutrientes ou energia que a manterá viva e saudável. São alimentos que a tornam gorda, feia e estúpida.


Laurie Halse Anderson nos apresenta o mundo das garotas que sofrem de ‘transtorno alimentar’ com extrema maestria. É notória a quantidade de pesquisa que a autora fez para criar esse universo. Embora não seja uma história real a autora se baseou em depoimentos de meninas que sofrem da doença para dar mais veracidade a sua narrativa. É bem angustiante acompanhar o dia a dia da personagem. O que ela vê quando se olha no espelho. Como ela lida com o fato de estar doente e como ela tenta enganar sua família. Embora seus familiares saibam da doença, Lia consegue ‘burlar’ todo o cuidado que eles dedicam a ela.

A morte de Cassie colabora muito para a degradação de Lia e para o enredo dinâmico da história. Lia se culpa pela morte da amiga, pois imagina que se ela tivesse atendido ao telefone as coisas poderiam ser diferentes.

 O leitor se pega questionando o que realmente aconteceu naquele quarto de Motel. Porque Cassie estaria sozinha ali e porque ligou para Lia tantas vezes antes de morrer. Elijah, um adolescente que trabalha no Motel, pode ter as respostas.

Garotas de Vidro é um livro angustiante, que transporta o leitor para um mundo onde as garotas se sentem presas em seu próprio corpo. O livro foi uma grande revelação pois retrata muito bem o universo das pessoas que sofrem de distúrbio alimentar. 

Sobre o Livro:
Titulo: Garotas de Vidro
Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Número de paginas: 272
Booktrailer:

12 comentários:

  1. Ola!!
    Realmente é gritante esse assunto polêmico em nossa sociedade e como é impressionante o incentivo da mídia para dar continuidade esta doença que mata tantas adolescentes no nosso mundo. É legal a autora em sua estória abordar temas como este para nos fazer refletir sobre a gravidade do assunto. Tô com este livro aqui pra ler e mal posso esperar(#FATO eu sou muito lenta para leitura!! rsrsrsrs)

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ei Dany...

    Bom, eu não consegui ler rapidinho pq a leitura foi bem densa pra mim. Gostaria de saber sua opinião sobre o livro tbem então, qdo ler se quiser comentar ou me enviar sua resenha sera um prazer.
    Obrigada pelo comentario, beijão e otimo finde :)

    ResponderExcluir
  3. Desde que vi a primeira resenha eu fiquei muito chocada. É a realidade mesmo. Muitas garotas sofrem do problema, perdem amigas. É horrível. É um livro para abrir mentes.

    @MissAustenBlog
    http://missaustenofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito sério esse assunto. Meninas se 'mutilam' em busca de um corpo 'perfeito'. Num mundo cheio de seres humanos famintos é um absurdo esse 'modelo de beleza' que criam deturpando a visão do que é realmente bonito e saudável na cabeça dessas adolescentes.
    Como disse Elisama, aí em cima: um livro para abrir mentes.
    Beijos meu anjo.

    ResponderExcluir
  5. Tão triste saber que isso é uma coisa que acontece com certa frequência. Isso tudo por culpa da própria sociedade que impõe padrões absurdos de beleza (e de aceitação). Um assunto para sempre ser discutido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa Fabi, o livro parece ser muito bom. O triste é que sabemos que isso acontece com muitas meninas pelo mundo, e ler sobre só torna a coisa muito mais real do que já sabemos.
    Esse livro esta na minha pequena "cofcof" lista de futuras leituras, sua resenha foi muita esclarecedora. Adorei!
    Parabéns!!!!
    Juliana - Surtos Da Juleka
    http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O tema é bem interessante e forte. Parece ser realmente uma trama chocante que, infelizmente, existe fora da ficção.
    Tenho vontade de ler o livro, mas tenho medo de achar a leitura cansativa. Mas vou tentar.
    Boa resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. ainda nao tive a oportunidade de ler por ser fim de ano minha vida esta corrida.poderiam me ajudar oque acontesse no final e porque a amiga ligo tantas vezes?

    ResponderExcluir
  9. Nossa com certeza esse foi o melhor livro que eu ja li, eu tenho 15 anos e graças a Deus não passo por isso, mas esse livro me fez pensar muito. É perfeito, li em pouco tempo e confesso que até fiquei triste por que acabou o livro rs, mas acho que deveria ter outro, tipo, da mesma autora sabe mas podia ta falando de outra doença tipo cancer sei lá, mas com adolescentes tbm. :)

    ResponderExcluir
  10. Já li em algumas resenhas sobre a densidade e o cansaço q o livro provoca. Sinceramente não senti isso. Fiquei presa no livro e só parei de ler qdo acabou, mas achei perturbador. Gostaria da opinião de quem já leu, principalmente das adolescentes, porque tive a impressão q o livro poderia provocar reações "indesejadas": alem de conscientizar, acabar "ensinando" caminhos mentais para fortalecer o transtorno. Alguém mais teve essa impressão? Preciso debater isso pois a intenção era sugerir como leitura na escola para debater os transtornos!

    ResponderExcluir
  11. Eu li o livro inteiro ontem e nunca mais faço isso '-' fiquei pensando na Lia e em Cassie a madrugada inteira e não tava conseguindo dormir! kkkk

    ResponderExcluir
  12. Comecei a lê-lo e queria ouvir uma boa resenha dele, daí encontrei esta resenha, adorei.

    ResponderExcluir