quinta-feira, 7 de junho de 2012

RESENHA: Um Mundo Brilhante

Flávia Marques

Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato.

Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática.

Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu.

Quando li essa sinopse, achei que o foco de Um Mundo Brilhante seria o assassinato de um jovem. Pensei em um livro cheio de suspense e surpresas, mas o enredo não é bem esse.


O livro é narrado em terceira pessoa, sob o ponto de vista de Ben, combinando atualidade e eventos passados, com capítulos curtos e divididos em cinco partes. Cada uma dessas partes representa uma fase na vida de Ben, o personagem principal.

A princípio, a história se atém ao assassinato, mas com aparição da irmã do jovem assassinado e as mentiras de Ben, o foco muda para uma escolha que Ben deverá fazer. E, para mim, foi nesse momento que T. Greenwood se perdeu, pois ela não conseguiu deixar claro se o livro trata de um drama ou um suspense.

O desfecho não me agradou muito. A autora pareceu ter pedido o fôlego. O livro merecia um final mais condizente ao restante da história, que foi bem organizada e muito bem narrada. Talvez eu estivesse esperando um final feliz ou algo parecido. Enfim, Um Mundo Brilhante é bem real, proporciona ótima leitura e bons momentos de reflexão. O que fazer quando o mundo em que você vive não é o lugar a que você pertence?


Sobre o livro:

Título: Um Mundo Brilhante
Autor: T. Greenwood
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336



Book Trailer

7 comentários:

  1. Ei Flavia...

    Tem um tempinho qu estou com esse livro aqui pra ler mas sempre vou adiando. Bom, depois da sua resenha vou adiar mais um pouquinho rsrs

    Adorei a sinceridade,parabéns pela resenha, beijos e otimo final de semana :)

    ResponderExcluir
  2. Ei Fabiana. Que bom que gostou da resenha. Não adie tanto...rs. O livro é muito bom. E talvez você goste mais do final. Dps que vc ler, volte aqui pra me contar o que achou.
    Beijo!! Bom fim de semana pra vc tbm.

    ResponderExcluir
  3. Ola!!
    Já li várias resenhas negativas sobre este livro e o que mais se fala é esse declínio na estória e seus personagem que não evolui. Acredito que a autora tenha uma boa narrativa que a maioria dos leitores terminam o livro rapidinho, mas em compensação o desfecho da estória não agrada.
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Flávia. Confesso que fico com o pé atrás quando se trata deste livro... Afinal, muitas pessoas falam da perda do ritmo e não gostam como a autora conduziu o enredo. Ainda vou lê-lo e tirar minhas conclusões.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Curiosidade a mil para conhecer mais sobre esse livro, gostei da forma que apresentou a obra :)

    ResponderExcluir
  6. O livro e muito bom! A historia e legal porém quando chega no final eu fiquei com uma sensação de que faltou um final sabe! Me decepcionei com o final pois todo o restante do livro e ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Li o livro, no começo achei a estória interessante, porém no meio do livro em diante foi perdendo o ritmo ficando maçante. Achei que a escolha do Ben no final do livro foi a certa a se fazer.
    A capa do livro é linda.

    ResponderExcluir