sábado, 2 de junho de 2012

RESENHA: As vantagens de ser invisível


 Monique Melo 

Charlie é um garoto sensível, que parece viver no seu próprio mundo. Expectador silencioso consegue acompanhar o crescimento dos seus amigos numa perspectiva privilegiada, própria de alguém invisível. Tudo a sua volta é assunto para suas misteriosas cartas, as quais são enviadas para alguém desconhecido. Através das palavras de Charlie, documentadas através das cartas, acompanhamos sua relação com a família, seus grandes amigos Patrick e Sam e seu dia a dia na escola, palco de grandes descobertas e de situações assustadoras.

Fiquei encantada com o livro. A forma que o autor Stephen Chbosky desenvolve os acontecimentos e mostra o amadurecimento dos personagens, em especial o Charlie, é muito verossímil e divertido de ler.

Charlie flutua entre inocência e sabedoria, e as situações que ele presencia, juntamente com suas reações, demonstram isso perfeitamente. Ele é um personagem desprovido de preconceitos, leal e que sempre prioriza sua família e amigos. 

Sua personalidade simpática e altruísta muitas vezes o atrapalha e ele se vê envolvido nas mais diversas situações. O autor utiliza isso para abordar vários assuntos atuais como sexo, drogas, abuso, sexualidade, aborto... Tudo pelo ponto de vista do Charlie, mas sem o tom de sermão e sem querer dar lição, descrito de forma sensível e esclarecedora, que demonstra bem a adolescência atual. 

Um livro de leitura rápida e agradável, cheios de ótimos personagens e com situações de drama e comédia muito boas que ganhou uma adaptação cinematográfica e vai ser estrelado por Logan Lerman (Percy Jackson e o ladrão de raios), Emma Watson (série Harry Potter) será Sam e Ezra Miller (Precisamos falar sobre Kevin) como Patrick. O roteiro é assinado pelo próprio autor. Espero que faça jus ao ótimo livro e que passe a sensação de se sentir infinito que Charlie e seus amigos tanto buscam.

Sobre o livro:
As vantagens de ser invisível
Autora: Stephen Chbosky
Ano: 2007
Editora: Rocco Jovem Leitores
Páginas: 223


Foto: Sam (Emma Watson) e Charlie (Logan Lerman)

10 comentários:

  1. Estou louca para ver o filme!! :D
    Quero ler o livro também!! :D

    Beijos
    Ann G. anngominho.bogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ezra miller?? #seulindo...
    quero ver esse filme

    ResponderExcluir
  3. Ola!!
    Monique vc já comentou comigo este livro e tenho certeza que é uma excelente leitura. O autor aborda temas bem reflexivos que muitos adolescentes passam, em que alguns conseguem superar e aproveitar o momento, mas outros encontram muitas dificuldades de lidar. Quero muito ler o livro e espero mesmo que façam uma boa adaptação para as telonas, amo Emma!!\0/.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia Monique.
    Achei legal. Adoro livros teens e seus mistérios da adolescência! =P

    E vai virar filmeeee! Legal!!! *_____* Com Emma!!! Sua linda!

    Bjs, flor!
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  5. Ei Monique...

    Nha que ofa a sua resneha, da aquela vontade de conferir a estoria e conhecer os persoagens. E como adoroooo ler o livros antes de ver o filme com certeza a dica esta mais que anotada. Otima resenha, como sempre. Parabéns

    beijos querida e otimo domingo :)

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha.
    Com certeza vou ver o filme.

    ResponderExcluir
  7. Oi Monique!
    Acho que tinha visto este livro só uma vez antes da sua resenha. Tem pontos interessantes e a personalidade do personagem é bem significativa. Como a lista de leituras é enorme, não posso incluir agora, mas quem sabe no futuro?!

    Boas leituras!

    - Nine
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  8. Galera venho aqui divulgar meu blog de contos http://contosdeaciello.blogspot.com.br/ , que quem lê vai gostar... Meu primeiro conto se chama "S.O.S. Coração" e aqui está a sinopse da história.

    S.O.S. Coração
    Verônica tem 17 anos, e apesar da pouca idade guarda uma grande ferida no coração.
    É que a 8 anos ela e Nick viveram a inocência do primeiro amor. Porém, Nick teve de mudar de cidade com a família. Verônica, desde então, passa a sofrer, vivendo em função de lembranças, todas referidas a Nick, as quais fazem com que a garota deixe de viver outras experiências.
    Annie, irmã e única amiga de Verônica, decide que está na hora de mudarem de cidade, tanto por causa dos estudos quanto para a irmã esquecer um pouco suas lembranças. Elas viajam da cidadezinha onde vivem à Londres, e vão morar com seus primos Ryan, James e Lion, garotos em plena ebulição hormonal, e Farrah, garota simples, e amiga dos garotos, que logo torna-se amiga de Verônica e Annie.
    Na escola, Annie faz amizade com Cecily e Mallory, garotas adeptas ao estilo gótico e punk, que acabam por influenciá-la. Cecily é mais reservada e misteriosa, já Mallory se torna grande amiga de Annie.
    Mallory é prima de Craig, um rapaz desbocado e líder de um grupo temido na escola. Esse grupo ainda é formado por Lorraine e Donnie, e eles três podem influenciar de maneira negativa a Annie.
    Ryan apresenta sua prima Verônica a Henry, seu grande amigo, que se apaixona imediatamente pela garota. Henry passa, então, a tentar conquistar Verônica. E só depois que Annie a aconselha a dar uma chance ao amor, a garota aceita começar um relacionamento com o garoto. O namoro segue morno por que Verônica não mostra entusiasmo algum de sua parte.
    Henry percebe que a garota é triste e amargurada, então decide dar mais "ação" a vida dela, e até a surpreende. Verônica então fica menos tempo com suas lembranças, e até começa a gostar mais do garoto.
    Porém, quando Verônica aceita que Nick nunca mais aparecerá em sua vida, acontece algo que muda tudo.
    Nick reaparece.
    Verônica reconhece no ato o seu primeiro e grande amor, tendo diferente apenas o sorriso, agora mais maroto, e seu estilo.
    Todo aquele sentimento volta com força. Mas a garota não tarda a descobrir que, aquele sentimento, para Nick, ficou no passado, pois o garoto não parece ter sofrido tanto quanto Verônica.
    Tanto que ele está de namoro longo e firme com Julie, garota ambiciosa e arrogante, amiga íntima da influenciável Jéssica, irmã de Nick.
    Mesmo assim, Verônica não tira da cabeça(e do coração) a felicidade de ter Nick de volta na sua vida.
    Mas agora a situação é diferente. Eles não são mais garotinhos, e há muitas outras pessoas envolvidas nessa história.
    O que Verônica fará?

    ResponderExcluir
  9. Quando eu li outras resenhas, eu pensei que esse livro fosse da "pesada". Só falavam da droga, sexo... mas parece ser bem jovial e o que realmente acontece na juventude e adolescência de hoje.
    Gostei, mas acho que assistirei o filme para depois ler o livro. Mas quem sabe se não faço o contrário?

    ResponderExcluir
  10. Como eu ainda não tinha lido essa resenha?
    Você já me falou que esse livro é tão bom que eu só posso querer ler.

    Beijos

    ResponderExcluir