domingo, 6 de maio de 2012

Cruzando o Caminho do Sol


Fabiana Araújo

Sabe aquele livro que é tão intenso que assim que você termina a leitura não sabe nem o seu nome? ‘Cruzando o Caminho do Sol’ é sem sombra duvidas um livro assim.

Nossas protagonistas, Ahalya e Sita, perdem sua família, sua casa e sua segurança quando um tsunami destrói a costa leste da Índia. Tentando chegar ao colégio St.Mary onde elas estudam, as meninas são sequestradas e vendidas como mercadoria. Como se as coisas já não estivessem ruins.

Do outro lado do mundo somos apresentados a Thomas, um advogado bem sucedido  e triste, que tenta superar a morte da filha e o ‘abandono’ da esposa. Num parque Thomas presencia o sequestro de uma criança a luz do dia e isso lhe dá uma nova motivação. Tocado pelo sofrimento da mãe e pressionado por seu chefe a tirar uma licença Thomas decide aceitar trabalhar para uma ONG na Índia. Lá ele se envolverá na rotina da ‘Aces’, uma Aliança Contra a Exploração Sexual e trafico de humanos. E é aí que essas duas estórias se cruzam. O livro possui capítulos alternados entre as duas estórias, ora sobre a trajetória das meninas, ora sobre os caminhos de Thomas.


Este é o romance de estréia de Cordan Addison e o autor conseguiu me conquistar em cada pagina. A narrativa é muito sofrida e real. O leitor é transportado para dentro da estória e sofre com os acontecimentos, com a caminhada das meninas, com o que o mundo lhes apresenta, com o que esse mundo ‘tira’ de ambas. Até a metade do livro eu não via nenhuma esperança. Revoltei-me tanto com alguns personagens e suas atitudes que isso sugou muito das minhas energias. Por mais que eu quisesse continuar a leitura eu não conseguia, não tinha forças. Esse livro não foi escrito para ser devorado.

Trafico humano, trafico de drogas, corrupção no governo e na policia, imigração ilegal  são alguns dos temas abordados tão seriamente por Addison. A narrativa é tão rica em dados e na cultura indiana que é impossível não notar o quanto de pesquisa o autor teve de fazer para escrever a obra. Embora seja um romance de ficção há muita veracidade nos dados e fatos abordados aqui.

Esse é um livro que te fará refletir sobre o nosso papel no mundo, o que podemos fazer para mudar o que pode ser mudado! Nos faz pensar sobre a importância da família, e a força da esperança e fé quando nada parece fazer sentido. Super recomendo!

Eu queria quotar algum trecho do livro mas dessa vez resolvi fazer diferente e optei por um trecho da Nota do autor. O paragrafo dispensa qualquer outra explicação:

“As necessidades são muitas e os desafios, muitas vezes, parecem sobrepujar nossa capacidade.  Mas não existe problema sem solução. Nós podemos fazer a diferença, um mundo, uma dádiva, uma vida de cada vez.”

Sobre o livro:

Titulo: Cruzando o Caminho do Sol
Autor: Cordan Addison
Editora: Novo Conceito
Número de paginas: 443

Corban Addison vai estar no Brasil entre os dias 10 a 15 de agosto! A editora Novo Conceito vai confirmar os dias em que ele estará na Bienal de São Paulo em Breve. Fiquem de olho no Twitter!!

Book Trailler





7 comentários:

  1. OI querida!

    Estou com esse livro aqui mas ainda não tive coragem. O tema é tenso, por isso ainda não peguei kkkkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ei Carlinha...

    O livro é tenso mesmo amiguinha mas vale a pena. Tem uma estoria linda e com uma mensagem tão bonita. E é o que falei na resenha, tem de ler devagar pq é um livro muito intenso!

    Obrigada por ter lido e comentado a resenha, beijão

    ResponderExcluir
  3. Sério Fabi, não sei se eu leria um livro com essa temática. Sou mais do tipo que gosta de fugir da realidade quando leio e sei que ia sofrer horrores imaginando tudo isso (como vc disse, obra de ficção, mas há veracidade nos fatos).
    Sei que parece meio alienado da minha parte, mas sou do tipo 'contos de fada' kkkkk
    Ótima resenha meu anjo. Tá uma resenheira de mão cheia você.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Medinho desse tipo de livro. Chorei horrores com O Caçador de Pipas e imgino que esse segue a mesma linha dramática. Fico imaginando se aguentarei ler... XD

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ei mainha...

    Nha o livro é bem tenso mesmo, mas eu gosto desse tipo de leitura mais realista sabe? Mas é fato, sofro muito junto, parece que as coisas estao acontecendo na minha frente e não posso fazer nada para muda-las ou impedi-las de acontecer. O livro é muito lindo, super recomendo! Obrigada por ler e comentar a resenha viu? Vc é uma linda, beijão



    Ei Monique...

    Ainda não li 'O caçador de pipas' #vergonha mas o livro é muito intenso então é meio impossivel não se envolver na leitura e se sensibilizar com os persoangens :(
    Obrigada por ter lido e comentado a resenha, beijão :)

    ResponderExcluir
  6. eu n consegui parar de ler e foi o tipo de livro q eu particularmente q qdo parava jah pensava em voltar a ler... mto bom... e também gostei de saber que o autor vai ta na bienal de SP.. uma pena q n vou

    ResponderExcluir
  7. Ei Bia-rubens...

    O livro é otimo né? Gostaria muito de ter meu livro autografado pq gostei muito do livro :) Tbem pretendo reler um dia! \o/

    Obrigada por ter lido e comentado a resenha, beijão

    ResponderExcluir