sábado, 3 de dezembro de 2011

RESENHA: O Trono de Fogo

Nanda Siepierski

Os irmãos Kane estão de volta, com mais uma gravação transcrita por Rick Riordan. Para quem não conhece a história, o primeiro livro da série As Crônicas dos Kane é apresentado a nós como uma gravação de dois irmãos… e esse segundo livro também é outra gravação, que foi enviada diretamente para o autor (a primeira havia sido encontrada em um armário/escaninho).

Sadie e Carter dessa vez se aliam a alguns outros magos – incluindo a Cleo do Rio de Janeiro – para tentar salvar o mundo de Apófis (uma cobra maligna da mitologia egípcia), trazendo Rá (o deus sol) de volta a vida. Além disso, eles devem enfrentar a Casa da Vida, que é meio anti-Kane – bem complicado, mas como os próprios personagens colocam várias vezes, nada na vida deles é fácil. Pelo menos eles encontram deuses legais no caminho, como Bes (o deus dos anões) e – para a alegria de Sadie – Anúbis. Sadie continua com seu humor salgado e rebelde e Carter é o irmão mais velho nerd, mas eles estão menos cansativos que no livro anterior. Juro que simpatizei bem mais com os irmãos nesse livro!
Em O Trono de Fogo, Rick Riordan mantém seu jeito irreverente de tratar de mitologia – nesse caso a egípcia – com o fim de atrair o interesse dos leitores. O impacto de As Crônicas de Kane em mim não foi tão grande quanto Percy Jackson e os Olimpianos. No entanto é importante falar que O Trono de Fogo é BEM mais emocionante/interessante que A Pirâmide Vermelha e com certeza aumentou a ansiedade para o terceiro e último livro da série. Para quem já leu outros livros infanto-juvenis, sabe como Rick Riordan tem essa capacidade de nos prender e fazer com que mergulhemos profundamente nessas novas realidades que ele cria, a ponto de acreditarmos que tudo é real e faz todo o sentido. E também tem aquela necessidade inexplicável de ler mais sobre mitologia assim que terminamos os livros do autor.


Sobre o Livro
Título: O Trono de Fogo
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
N° de páginas: 328


Resenha publicada originalmente no Sechs Crazy Word

Um comentário:

  1. Oi Nanda! Eu sou fã do Rick e leio tudo que ele publica. Gostei bastante de Pirâmide vermelha e estou ansiosa por O Trno de Fogo. Ainda mais agora, que você afirmou que ele é ainda melhor do que o primeiro da série. Ótima resenha!

    ResponderExcluir