quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RESENHA: Todas as Estrelas do Céu

Monique Melo

Depois de muito tempo lendo resenhas em vários blogs onde elogios sobravam, consegui comprar Todas as Estrelas do Céu na Bienal do Livro de Pernambuco quando o autor Enderson Rafael veio integrando o Grupo Novas Letras para algumas palestras e, claro, divulgar seu livro. Animada, comecei a ler pouco tempo depois da Bienal.

A estória dos irmãos Leandro e Carol não poderia ser mais emocionante. E nem mais complicada. Criados juntos desde crianças (Leandro é adotado) vêem seu relacionamento fraternal e cheio de companheirismo mudar quando se descobrem apaixonados um pelo outro. Quando finalmente Marco e Lucia, pais dos dois descobrem o sentimento que une os filhos, tentam afastá-los, mandando Leandro para outra cidade. Mas o amor dos irmãos é forte demais e ambos farão de tudo para ficarem juntos.


“Como vedes, a areia beija o mar, e ninguém se opõe. Eles também são irmãos, e Deus consente...” – Página 48

A simplicidade da estória e o desenvolvimento rápido me deixaram bem animada e li rapidinho porque não podia ficar sem saber o final. Os personagens são ótimos, tantos os principais quanto os secundários me conquistaram. A Carol é muito talentosa e escreve lindas poesias. E o Lê é muito sensível e compreensivo.

Mesmo com um assunto tão polêmico, o livro do Enderson Rafael me encantou. A forma que o autor trabalha a estória é tão delicada e a intensidade dos sentimentos dos personagens é tão envolvente, que nos vemos torcendo para que dê certo entre eles, tirando totalmente nosso foco do quanto esse relacionamento é condenável na nossa sociedade.

O final é no mínimo surpreendente. Emocionante, foi difícil evitar as lágrimas. Recomendo muito e acho que vocês não podem deixar de ler Todas as Estrelas do Céu e desfrutar dessa estória cativante e tão bem escrita por este ótimo autor nacional.

Sobre o livro:
Todas as Estrelas do Céu
Autor: Enderson Rafael
Ano: 2010
Editora: Novas Idéias
Páginas: 159
Twitter do autor: @endersonrafael
Blog do autor: AQUI

P.S.: Eu descobri hoje pelo twitter da fofa Tammy Luciano, que o Enderson Rafael é o novo contratado da Editora Gutenberg (a mesma editora da Paula Pimenta, autora de Fazendo Meu Filme). Três Céus será lançado em 2012. Parabéns, Enderson! Muito sucesso sempre para você!

9 comentários:

  1. Todas é ótimo. Grande livro.

    Adoro a maneira como o Enderson escreve.

    Parabéns pela resenha Monique!! \o/

    www.capaetitulo.blgospot.com

    ResponderExcluir
  2. É um ótimo livro. É incrível como no decorrer da estória vamos mudando de opinião em relação ao romance entre os irmãos, e vamos percebendo o amor entre eles.

    Esse livro vale muito a pena ser lido.

    Bjo!
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  3. Parece um livro ótimo, não vejo a hora de lê-lo.
    Adorei a resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. por incrivel q pareca ainda n tinha lido nenhuma resenha do livro (triste pra mim).. foi esse q tu disse q quase n faz??? nossa pois eu gostei =D

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, Monique. Mais um que você me faz querer ler.

    Adoro esses romances proibidos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ola!!
    Eu amei sua resenha, tenho certeza que vou devorar rapidinho este livro. Também comprei junto com vc na Bienal-PE e não li ainda, mas esta estória deve ser ótima, doida pra ler1!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Monique querida, que linda resenha do "Todas"! A Bienal de Pernambuco foi linda, o evento desse ano que mais gostei de participar. Não vejo a hora de voltar a Recife com o livro novo!

    ResponderExcluir
  8. Pô, adorei a resenha, sei lá, me fez reviver tudo o que senti quando estava lendo o livro. Juro!
    O romance descrito nessa obra é realmente fabuloso, embora eu ainda não consiga aceitar a idéia de um namoro entre "irmãos". Mas enfim, vale mesmo muito a pena lê-lo, a história nos rende muitas emoções. E o final hêem?! hehehe...

    Grande abramo morew! ;D

    Breno Rodrigues
    Livretando

    ResponderExcluir
  9. Ainda não pude comprar, mas esta na minha lista desde o primeiro dia em que li a primeira resenha! É simplesmente linda essa historia, e a resenha ressaltou a simplicidade e beleza da historia! Oo

    ResponderExcluir