segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RESENHA: A Esperança (Hunger Games #3)


Monique Melo

A guerra é mais voraz do que qualquer jogo. 

Haverá vencedor na luta contra a Capital?

Depois do final chocante de Em Chamas, o terceiro livro da trilogia Hunger Games mostra Katniss tentando lidar com seu esgotamento físico e psicológico. Ela agora está no Distrito 13, onde as forças contra a Capital se organizam para derrubar o presidente Snow. Apesar do objetivo em comum, Katniss não confia na líder do distrito, que claramente não gosta de sua postura. Entre os horrores da guerra e a busca incessante por liberdade, Katniss tem que seguir em frente e descobrir em quem pode confiar. Afinal ela é o tordo e, além de símbolo desta guerra, ela é o alvo.

Tem alguns dias que terminei A Esperança e ainda não consegui tirar a estória da cabeça. Acho que sempre passo por isso quando não esperava algum acontecimento ou quando me apeguei demais a determinado livro ou série. Muita coisa era esperada, mas outras tantas me surpreenderam.

Eu adoro a Katniss, mas ela me irritou muito com seu comportamento nesse livro. Ao mesmo tempo, uma parte das atitudes e sentimentos dela fazia muito sentido. Certas coisas que ela fez para o Peeta foram realmente difíceis de engolir, pois ela estava castigando-o como se ele fosse culpado do que o fizeram passar. Em outros momentos, eu ficava feliz por vê-la lutando por ele, por Gale, por Prim, por seus amigos...


“- Você ainda está tentado me proteger. Verdadeiro ou falso? – sussurra ele.

- Verdadeiro – respondo. A resposta parece requerer mais explicações – Porque é isso que você e eu fazemos. Protegemos um ao outro.” - Página 326.

Finnick mais uma vez me impressionou e entrou para minha lista de personagens preferidos. O Gale não conseguiu me agradar nos outros livros e nesse, simpatizei um pouco, mas só isso. Ainda não gosto da forma de pensar dele e algumas atitudes não ajudaram a melhorar minha opinião.

Senti cada perda, cada morte, e ficava imaginando como a Katniss conseguia seguir em frente... E conforme o livro avançava, descobrimos que muita gente passou ou estava passando pela mesma situação que ela.

O jogo político é bem presente e é tão protagonista do livro quanto a própria guerra. As situações e informações manipuladas para animar ou assustar os cidadãos de Panem são tão contemporâneas a nossa própria vida e é impossível não se identificar.

O final não é exatamente feliz. Aliás, depois de tudo seria um tanto impossível. Mas dá esperança de um futuro bom, onde as mudanças sejam para melhor e, quem sabe, muitos dos erros não sejam mais cometidos. Um final adequado a essa ótima série. Recomendadíssimo e fim.

“Mas há jogos muito piores do que esse.” – página 419.

Sobre o livro:
A Esperança
Série: Hunger Games
Volume: 03
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2011
Editora: Rocco
Páginas: 424

Primeiro capítulo: AQUI
Twitter Oficial: @TheHungerGames
Book Trailer:


7 comentários:

  1. A Esperança é mesmo um livro bom. Me fez chorar litros (tanto que na minha resenha chorar/lagrimas/choro foi a palavra mais repetida). Realmente Jogos Vorazes foi uma serie incrivel. Teve um bom final para a maneira que a serie caminhava, então não reclamo. Sei que mortes são importantes em guerras, então o que nos basta é relembrar aqueles personagens. Gostei do final, ficou bom o suficiente para mim. Acho que Jogos Vorazes é uma das unicas series em que eu termino o ultimo livro e penso: "Ok, acabou. Foi o bom, mas creio que eu não preciso de mais. Isso está otimo." Só espero ler outras series fabulosas da Suzanne.

    Beijos, Julia
    Tijolinha, Books & Fanfics

    ResponderExcluir
  2. Quero o meu exemplaaaaaaaaaaaaar, NOW!!! bubu :'(
    E parece que nossas opiniões se batem, heim? Nosso desinteresse pelo Gale é mútuo... hehe Agora é ofcial, to desesperada por esse livro! Vou esperar até o evento, depois tenho que lê-lo. Ai Jesus kkkkk
    Adorei sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O meu finalmente chegou, mas ainda não li. E não li sua resenha porque ainda vou ler Em Chamas, mas vou ler antes do evento. Hehe!
    É claro que eu irei, porque estarei boa da catapora.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. eu achei o final perfeito n tinha como acabar com todos super felizes pq eles acabaram de passar por uma guerra.

    nunca gostei do Gale principalmente nesse livro.

    ResponderExcluir
  5. Ola!!
    Bem to meio perdida, não li nenhum, mas estou com raiva de mim por não ter lido ainda esta trilogia que é um sucesso!!!Eu não sou muito fã de felizes para sempre e A Esperança tras isto que é muito bom para a quebra desta rotina de que o final tem que ser feliz!! Pelo que leio nas resenhas desses livros a personagem principal parece amadurecer em algumas coisas e outras não tipico de seres humanos!!rsrsr Amei tenho que ler em breve!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Ainnn que vontade de ler Jogos Vorazes *___*

    Sua resenha me deu mais vontade ainda =D

    bjosss

    ResponderExcluir
  7. Eu quero, quero, quero, quero, quero!

    Tô morrendo de medo do que vai acontecer quando eu começar a ler esse livro kkk

    Tipo, gostei muito de Jogos Vorazes, achei Em Chamas muito bom também. Espero que a Suzanne tenha feito um final bem impactante mesmo para a trilogia.

    E para o final não ser "feliz" os acontecimentos durante o livro devem ser terrivelmente tensos. Será que vou sentir as perdas igual a você?

    AHHH!!! Quero ler!

    ResponderExcluir