quinta-feira, 21 de julho de 2011

RESENHA: Artemis Fowl - A Vingança de Opala



Monique Melo

“Pense em magia. Pense duas vezes.”

Artemis Fowl está de volta! Sem lembrar de nada sobre o Povo das Fadas, ele se vê às voltas com o diabólico plano de vingança de Opala Koboi. Para piorar, a capitã Holly torna-se uma fugitiva da LEP, depois de cair em uma arapuca. Só os dois com a ajuda de Butler e Palha, podem impedir que Opala destrua o mundo das fadas e os dos Homens da Lama. Dessa vez, Artemis está diante de uma adversária tão esperta quanto ele. Será que um plano genial será suficiente para salvá-los?

A diabrete Opala Koboi está de volta e quer vingança contra os responsáveis por sua prisão. Egocêntrica e perversa utiliza de sua grande inteligência para punir seus inimigos e seus planos não tem limites. E seus alvos estão exatamente aonde ela quer.

Artemis não lembra nada sobre o Povo das Fadas. Voltando ao seu caráter bastante duvidoso está envolvido em mais um plano com objetivo de ganhar mais dinheiro e solidificar a fortuna dos Fowl. Enquanto ele põe em prática seu lado obscuro, Holly enfrenta uma grande perda e é considerada culpada de um caso em que é a vitima.

Caçada pela polícia das fadas injustamente, Holly vai à busca de Artemis para ajudá-la e, ao mesmo tempo, para alertá-lo sobre o perigo que ele corre. Juntos eles se arriscarão para provar a inocência de Holly e proteger a si mesmo de mais uma ameaça.

A partir de O Código Eterno é perceptível a mudança nas tramas da série. Eoin Colfer trabalha cada vez melhor a personalidade dos personagens e o enredo fica mais elaborado sem perder suas maiores e melhores características: ação, humor e sarcasmo. 

Em A Vingança de Opala, além de reforçar essa mudança, insere o fator “perdas”. É primeira vez que tem um acontecimento tão triste e irreversível e eu fui lidando com isso junto com os personagens, querendo que a justiça fosse feita e que, de alguma forma, nada daquilo tivesse acontecido. 

Artemis sempre surpreende e dessa vez além dos planos geniais, ele vai ter que participar da ação. Preciso dizer que isso não é pra ele? Rendeu ótimas cenas e foi divertido ver como ele se saia.

A Holly sempre se destaca com seu jeito durão, mas sincero e companheiro. O sofrimento dela nesse livro é tão bem escrito que é impossível não imaginar cada sentimento dela.

Opala, a vilã dessa aventura é ao mesmo tempo inteligente (beirando a genialidade) e sem a menor noção da realidade. Ela ama tanto a si mesma que é incapaz de perceber o quanto seus próprios aliados não a querem por perto. 

O final foi um tanto melancólico, como o próprio enredo pedia, mas não deixou de mostrar que certas coisas nunca mudam. E, por conta disso, sempre se pode esperar pela próxima aventura. 

Sobre o livro:
Artemis Fowl – A vingança de Opala
Série: Artemis Fowl
Volume: 04
Autor: Eoin Colfer
Ano: 2006
Editora: Galera Record
Páginas: 368



Capas

Capa EUA
Capa Irlanda 1ª versão


Capa Irlanda 2ª versão
Especial 10 anos


PROMOÇÃO

Concorra a um exemplar do sétimo livro da série Artemis Fowl!!

Como participar:

* Comente em TODAS as resenhas que serão postadas essa semana. Voc~e pode comentar diariamente ou comentar em todas no ultimo dia, não tem problema.

* Siga o blog da Fábrica clicando ali do lado direito.

* Poste nos eu tuiter a frase " Curta a Semana Artemis Fowl no blog da @afabrica_da e concorra a um exemplar do último livro.http://www.afabricadiversaoearte.blogspot.com.

Coloque junto com seu comentário:  seu nome, e-mail, nome de segidor do blog e o link de divulgação no twitter.

No final da semana artemis fowl vamos sortar o livro entre as pessoas que comentaram todos os dias e seguiram os passos acima!

Boa Sorte!!!


5 comentários:

  1. A vilã tem nome de carro dos anos 80. AHHAHAHAHA Ok, parei. qqq

    Monique, não sei se é vc ou a obra do Colfer, mas essas suas resenhas rstão tendo o poder de me deixar SUPER curiosa e louca pelos livros!! :OOO

    Legal é que tô associando demais o Artemis com o Percy Jackson. Só que acho o Percy - muito - tapadão às vezes, além dele sair fazendo um monte de coisa sem planejar quase nada. E o Artemis é, pelo visto, o completo contrário. Sempre para e pensa, bola um plano extremamente calculista antes de agir e botá-lo em prática.
    Mas tem espaço no meu coração pra todos! hasuahshhaushuhus
    Ah, sem contar que o Artemis tem nome de deusA grega, né?! HAUSUHAUSHUAHUSHUA Parei de novo. kkkk

    Seguidora: Amanda Almeida
    amanda3bh@yahoo.com.br
    @mandyalmeida
    http://twitter.com/mandyalmeida/status/92966043911323648

    ResponderExcluir
  2. Ola!!
    É não existe limites para os planos maléficos deste garoto de gênio diabólico. Neste livro é ajuda a Holy, mas será mesmo que ajuda, pelo que li até agora eu duvido e muito que esta "ajuda" seja de graça,suspeito de um puxar de tapete!!!rsrsrsrs
    Pelo menos neste livro pela sua resenha a Holy cai na real e ver o quanto é egoísta e não é tão bem quista como imaginava.
    Bjos!!!
    Nome:Danielly Wanessa
    Seguidora: Dany Palavras
    daniellyws@yahoo.com.br
    @danywsbela
    http://twitter.com/#!/danywsbela/status/94182131105923072

    ResponderExcluir
  3. Adoro personagens com perda de memoria, as vezes isso gera cenas muito divertidas e bem belas :)

    E mimimi ja vi que vamos perder um persoangem cativante no meio da Saga né? Chora
    (nem comecei a ler e ja estou me lamentando!)

    Gente eu sou muito apegada nesse aspecto, acho que vou sofrer um bocado entao

    Otima resenha Monique.Parabéns
    beijos

    Fabiana Araujo Silva
    Fabiana Araujo
    @fabinaa
    fabianaa.araujo@ig.com.br

    http://twitter.com/#!/Fabinaa/status/94194791243456512

    ResponderExcluir
  4. Preciso muito ler essa série!!! Vilã com nome de Opala Koboi, nome mais estranho que já vi!!
    Louca pela próxima resenha!!

    Seguidora: Raquel Carvalho
    cerqueiraraquel@gmail.com
    @RaquelCarvalho
    http://twitter.com/#!/RaquelCarvalho/status/93744741203722241

    ResponderExcluir
  5. Cada resenha é melhor e eu fico cada vez mais ansiosa, já vou pesquisar o preço do primeiro pra comprar, vai pra minha lista de preferências.

    Letícia do Carmo
    Seguidora: Letícia Devonne
    @itsmetitaa
    Divulgação: http://twitter.com/#!/itsmetitaa/status/95908036824154112

    ResponderExcluir