segunda-feira, 25 de julho de 2011

RESENHA: Artemis Fowl - Graphic Novel

Monique Melo

Nesta adaptação de Artemis Fowl - O menino prodígio do crime para os quadrinhos, os fãs poderão conhecer, pela primeira vez, o verdadeiro rosto do jovem herdeiro do clã Fowl. A graphic novel reconta a história do primeiro volume da série, acompanhando as aventuras do jovem gênio do crime, Butler, Holly Short, Palha, Raiz e muitos outros em uma sofisticada edição colorida e diferenciada.

Como não poderia deixar de ser, o enredo não é completo como o livro. Impossível não perder um pouco das informações e até mesmo as grandes sacadas da narrativa com esse tipo de adaptação. E isso torna a graphic novel ruim? Não, claro que não!

É interessante finalmente visualizar cada personagem idealizado pelo Eoin Colfer e ver se tem alguma semelhança com o que o leitor imaginou. Artemis, Bultler e Holly são os que mais se aproximaram do visual que imaginei para eles. O comandante Raiz e Potrus ficaram totalmente diferentes do que pensei! O Comandante para melhor, o Potrus confesso que não gostei.


Mesmo não concordando com algumas das ilustrações, acho totalmente válida a adaptação porque dá uma idéia mais clara de certos acontecimentos que no livro minha imaginação não dava conta de projetar. Então, quando vejo o Butler sendo atingido por Palha nas páginas dos quadrinhos, finalmente pude entender como o Eoin imaginou a cena. O quadrinho que mais gostei não poderei falar porque é um baita spoiler, mas dessa vez não foi porque não visualizei a cena, e sim porque adorei ver que ficou igual ao que pensei! E para quem ficou curioso, adianto que o Artemis e a Holly estão envolvidos.

O acabamento do livro também ficou muito legal! A qualidade do material usado, as cores, diagramação... Como a leiga que sou nesses quesitos, posso afirmar que me agradou bastante!

A segunda graphic novel, Uma Aventura no Ártico foi lançada na Irlanda, mas ainda não tem previsão para chegar no Brasil. Enquanto isso mato a saudade de “ver” Artemis e companhia relendo a primeira graphic novel e deixo algumas imagens para atiçar a curiosidade de vocês.

Sobre o livro:
Artemis Fowl – O menino prodígio do crime (Graphic Novel)
Série: Artemis Fowl
Autor: Eoin Colfer
Adaptação: Eoin Colfer e Andrew Donkin
Arte: Giovanni Rigano
Colorido por: Paolo Lamanna
Ano: 2008
Editora: Galera Record
Páginas: 120




A Promoção está acabandooooo!

Concorra a um exemplar do sétimo livro da série Artemis Fowl!!

Como participar:

* Comente em TODAS as resenhas que serão postadas essa semana. Você pode comentar diariamente ou comentar em todas no último dia, não tem problema.
* Siga o blog da Fábrica clicando ali do lado direito.
* Poste no seu twitter a frase " Curta a Semana Artemis Fowl no blog da @afabrica_da e concorra a um exemplar do último livro.http://www.afabricadiversaoearte.blogspot.com.
Coloque junto com seu comentário: seu nome, e-mail, nome de seguidor do blog e o link de divulgação no twitter.
No final da semana Artemis Fowl vamos sortear o livro entre as pessoas que comentaram todos os dias e seguiram os passos acima!
Boa Sorte!!!

6 comentários:

  1. Eu lembro que essa foi a primeira Graphic Novel que "recontava" uma série de livros que vi por aí.
    Agora tuuuudo parece que vai ter GN. Twilight, Hush, Hush, Vampire Academy e quantas mais séries de YA que as editoras perceberem que vão dar lucro. ahhahaha

    O legal é mais isso mesmo, dá pra finalmente "visualizar" os personagens. Mas né, tem uns nas Graphic Novels que não parecem nadinha com o que a gente imagina. ahshuahsuashu Mas que nem vc disse, é válido.


    Seguidora: Amanda Almeida
    amanda3bh@yahoo.com.br
    @mandyalmeida
    http://twitter.com/mandyalmeida/status/92966043911323648

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa de lançarem graphic novel, acho super legal qdo dão rosto aos personagens que cada um visualiza de um jeito na sua imaginação. Quero ler todos pra ver se os que irei imaginar, serão como o dessa graphic novel! =)

    Seguidora: Raquel Carvalho
    cerqueiraraquel@gmail.com
    @RaquelCarvalho
    http://twitter.com/#!/RaquelCarvalho/status/95520827289767936

    ResponderExcluir
  3. Ai que bacana, adoro qdo temos a oportunidade de ver palavra se transformando em imagens. \o/ tudo bem que nem sempre é do jeito que imaginavamos mas ta valendo rsrs

    Gostei muito dessa novidade, nem imaginava que tinha 'quadrinhos' da serie #OBA
    Não vejo a hora de começar a ler a serie. Como ando meio pobrinha vou procurar na biblioteca kkk

    Adorei as infos Monique, beijos e parabéns pela resenha, beijos


    Fabiana Araujo Silva
    Fabiana Araujo
    @fabinaa
    fabianaa.araujo@ig.com.br

    http://twitter.com/#!/Fabinaa/status/95583165443350528

    ResponderExcluir
  4. Oi Monique!!

    Sempre quis ler os livros dessa série, mas ainda não o fiz!! Mas, gostei de saber da novidade dos quadrinhos... Muitos livros agora estão se tornando HQ's, né??
    Irei tentar conferir em breve!

    Tem Meme par você á no blog!

    Beijos
    Ann .:. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ola!!!
    Acho muito legal ter a personificação dos personagens que sempre imaginamos ao ler nossos livros, apesar de alguns filmes não fazer jus a descrição do livro, creio que os quedrinhos satisfazem bem mais do alguns filmes. Eu confesso que nunca fui fã de quadrinhos, mas estou mudando isto dando uma chance as HQ's par começar já estou lendo dracula de bram stoker em quadrinho e estou gostando, acho que Artemis pode ser a mesma coisa ou até melhor.
    Bjos!!!

    Danielly Wanessa
    Seguidora: Dany Palavras
    daniellyws@yahoo.com.br
    @danywsbela
    http://twitter.com/#!/danywsbela/status/95673618125688832

    ResponderExcluir
  6. Que show adoro quadrinhos a história vai ficar ainda melhor!

    Letícia do Carmo
    Seguidora: Letícia Devonne
    leticiacfs94@hotmail.com
    @itsmeittaa
    http://twitter.com/#!/itsmetitaa/status/95908036824154112

    ResponderExcluir