terça-feira, 11 de maio de 2010

Review: No Mundo dos Cavaleiros e Dragões – Ademir Pascale

No Mundo dos Cavaleiros e Dragões – Ademir Pascale
Por Fernanda Siepierski

Essa coletânea de contos é bem interessante para quem gosta da Idade Média e histórias de fantasia. São MUITOS contos curtinhos (você não cansa dos personagens nem nada), com temáticas diversas e personagens que prometem agradar (ou não) muitas pessoas. O mais interesse é ver é um livro escrito por brasileiros – a literatura brasileira está sendo direcionada para o mundo da fantasia, o que me agrada bastante – e que alguns BONS contos foram escritas por pessoas jovens (mais jovens que eu, inclusive, que vou completar 23 anos no dia 29 de abril).

As histórias não são repetitivas: em um momento você está lendo sobre um duelo entre cavaleiros e dragões e no outro está acompanhando histórias de reis poderosos, com direito a traições, vinganças, debates sobre religião e até romance. Você conhece reis, cavaleiros, sacerdotes, sacerdotisas, magos e dragões também, cada um com um objetivo diferente, sinas diferentes e desfechos surpreendentes.

E devo admitir que algumas dos contos que eu mais gostei não tem dragões, mas sim seres humanos lutando por seus valores e buscando justiça, como o conto do cavaleiro que é enfeitiçado por se apaixonar pela filha de um poderoso mago ou o conto da menina que é abusada e pede socorro a pessoa que poderia tê-la ajudado antes dela ser atacada.

É um livro mais adulto, com histórias de épocas diversas e até histórias com humor e críticas implícitas que me agradaram bastante. Recomendo para quem precisa de coisas rápidas para se distrair, uma vez que os contos tem entre 3 a 5 páginas e você pode lê-los no intervalo de outras leituras.


**Esse review está originalmente postado no Blog Louca Vida de Sechs

Nenhum comentário: