quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Mangá - Primeiro Volume: Akira


Um dos marcos da ficção científica oriental que revolucionou a chegada dos mangás e da cultura pop japonesa no Ocidente retorna em uma nova edição especial. Após atropelar uma criança de aparência estranha, Tetsuo Shima (o melhor amigo de Kaneda), começa a sentir algumas reações anormais. Isso acaba chamando a atenção do governo que está projetando diversas experiências secretas e acabam sequestrando Tetsuo. Nesta aventura cheia de ficção, Kaneda entra em cena para salvar o amigo, enquanto uma terrível e monstruosa entidade ameaça despertar.


Comentários: Nostalgia demais ter um volume de Akira em mãos! Conheço a história através do filme animado, mas nunca pude ler o mangá. Com essa oportunidade, foi uma experiência diferente ter o enredo se desenvolvendo com os detalhes que somente a versão em quadrinhos fornece. 

A mistura de drogas, exército, lendas e conspirações só podia ter um grande apelo, e o enredo consegue dar espaço a tudo isso num ritmo que deixa qualquer leitor curioso para saber o que vai acontecer.  Kaneda passa uma imagem diferente do que esperamos normalmente de um protagonista de mangá, mas é justamente seu comportamento imprevisível que deixa tudo mais interessante. São tantas situações de extremo perigo e ele encara tudo como brincadeira, até que ele começa a perceber que o problema é muito maior do que ele imaginava. O Tetsuo é o que mais mudou até o momento, de um jeito que nem ele acompanha. Ele e o Kaneda vão bater de frente muitas vezes, e sendo amigos, muitos dilemas estão por vir.

Quem pensa no mangá com uma história boba, não imagina o quão pesado é, e quanto influenciou a maneira que se passou a enxergar os quadrinhos orientais. Também é um dos grandes referenciais cyberpunk e considerado um clássico da ficção científica.

Tetsuo

Personagem que mais gostei: Nesse caso, acho que o mais correto seria falar sobre personagens interessantes. É uma história bem difícil de achar quem gostar, todos são bem comuns quando se trata de personalidade, porém são as situações que vão aflorando a essência de cada um.



Personagem que menos gostei: Acho que não cabe ainda ter alguém nesta lista. Os interesses ainda não estão claros, ainda se tem muito escondido e não dá para avaliar ninguém.

Kei e Kaneda

Personagem que vai surpreender: Já achei a Kei uma personagem bem forte neste primeiro volume: ela é centrada, corajosa, tem objetivos e é bem ligada ao irmão. Ainda vai fazer grandes coisas, principalmente ao lado do Kaneda.



Arte: É linda demais! Detalhada, ambientada perfeitamente com o enredo. O enquadramento e a sequencia de cenas são muito bem trabalhadas.



Edição: A edição da JBC ficou LINDA! Desde a jacket, com textos em inglês e japonês, até a capa do mangá em si, tudo está bem acabado. O tamanho da edição (17,8x25,6cm) facilita bastante a visualização das imagens e ajuda na contemplação dos detalhes da arte do Katsujiro, mas confesso que me cansou um pouco justamente pelo tamanho e peso do mangá. Não é nada que atrapalhe, só não é exatamente confortável de segurar. As páginas coloridas são lindas, o papel bom. É uma edição para se ter orgulho de ter na estante


Expectativa: Nossa, eu até me repreendi porque li o primeiro volume rápido demais, já que as outras edições não tem periodicidade definida, mas não vejo a hora de saber mais sobre a trajetória do Tetsuo e do Kaneda.




Sobre o Mangá
Título original: Akira 
Autor: Katsuhiro Otomo
Formato: 17,8 x 25,6 cm
Número de páginas: 362
Preço: R$69,90
Classificação etária: 18 anos
ISBN: 978-85-457-0287-0 









Nenhum comentário: