segunda-feira, 13 de novembro de 2017

RESENHA: O beijo traiçoeiro (The Traitor´s - Livro 01)

Com sua língua afiada e seu temperamento rebelde, Sage Fowler está longe de ser considerada uma dama — e não dá a mínima para isso. Depois de ser julgada inapta para o casamento, Sage acaba se tornando aprendiz de casamenteira e logo recebe uma tarefa importante: acompanhar a comitiva de jovens damas da nobreza a caminho do Concordium, um evento na capital do reino, onde uniões entre grandes famílias são firmadas. Para formar bons pares, Sage anota em um livro tudo o que consegue descobrir sobre as garotas e seus pretendentes — inclusive os oficiais de alta patente encarregados de proteger o grupo durante essa longa jornada. Conforme a escolta militar percebe uma conspiração se formando, Sage é recrutada por um belo soldado para conseguir informações. Quanto mais descobre em sua espionagem, mais ela se envolve numa teia de disfarces, intrigas e identidades secretas. E, com o destino do reino em jogo, a última coisa que esperava era viver um romance de tirar o fôlego.

Quem começou o livro sem nem ler a sinopse? Eu! E, bem, gosto de ir sem saber o que esperar da leitura. Então quando vi que era uma trama que tinha casamenteiras como ponto de partida fiquei bem chocada e estranhamente empolgada para ver que tipo de história esse plot renderia.

Engraçado que eu me vi na Sage enquanto ela torcia o nariz para esse tipo de situação. Não acho fácil engolir que uma mulher te avalie e, com base nas suas impressões, escolha seu futuro marido. Porém, isso parece ser um dom para Darnessa e outras casamenteiras e suas escolhas são muito importantes politicamente. Óbvio que sendo uma leitora de Jane Austen, entendia que as uniões raramente tinham a ver com sentimentos - historicamente casar por amor é um conceito relativamente novo - e Erin Beauty reforça essa ideia, mas dá um vislumbre diferente quando adiciona uma profissão especializada em fazer uniões vantajosas. 

O aspecto que mais atrai em relação as casamenteiras é como torna importante observar as pessoas e entender seu temperamento. Elas vão além dos bens materiais: tentam combinar personalidade e afinidades e ainda tramam para tudo parecer que só foi aceito pelos ganhos materiais. É nesse meio que Sage adentra por ter habilidades de observação muito boas, ela vira basicamente uma espiã para ter as informações mais pertinentes sobre os participantes do Condordium.

Sage é o tipo de personagem que me agrada muito. Forte, com senso de justiça, mas não muito certinha. Gosto da importância dela no livro, sua inteligência e temperamento forte. Ash e Alex Quinn também são personagens interessantes e misteriosos, e me renderam muitas teorias. Como ambos fazem parte do exército, os conhecemos aos poucos e em alguns momentos, não sabemos muito bem o que esperar deles. Quinn parece carregar alguns fardos como capitão e suas responsabilidades são grandes. Ash é filho bastardo do rei e tem uma função um tanto ingrata dentro do exército. Os dois levantam alguns questionamentos interessantes quanto as suas atitudes, e as decisões necessárias sempre são um peso para eles. Aliás, eu gostei bem mais do núcleo de personagens do exército, principalmente a partir da metade do livro.

Só tenho dois pontos me incomodaram: o primeiro é mais por apego ao personagem e não me conformo com o final dele, achei mega injusto. Já o segundo é mais pela pressa dos últimos capítulos. A autora construiu muito bem e de maneira comedida toda sua trama, mas nas últimas páginas parecia ansiosa para terminar o livro. O enredo merecia mais cuidado nesse ponto, ter a mesma calma que foi utilizada no resto da história.

Porém nenhum destes pontos são motivos para não ler. A história é bem estruturada, tem elementos que me agradam demais, além da mistura sempre bem vinda de aventura, espionagem e romance. Erin Beaty sabe criar subtramas interessantes e tem uma coisa em específico que fiquei desconfiando o livro todo até ela realmente confirmar que era o que estava pensando. Estou ansiosa para ler o segundo livro da trilogia.

* Este livro foi cortesia da Editora Companhia das Letras

Sobre o livro:
ISBN: 9788555340499
Trilogia: The Traitor´s
Autora: Erin Beauty
Editora: Seguinte
Ano: 2017
Páginas: 440

Nenhum comentário: