quarta-feira, 19 de julho de 2017

RESENHA: A Rainha de Tearling (A Rainha de Tearling - Livro 01)

Quando a rainha Elyssa morre, a princesa Kelsea é levada para um esconderijo, onde é criada em uma cabana isolada, longe das confusões políticas e da história infeliz de Tearling, o reino que está destinada a governar. Dezenove anos depois, os membros remanescentes da Guarda da Rainha aparecem para levar a princesa de volta ao trono – mas o que Kelsea descobre ao chegar é que a fortaleza real está cercada de inimigos e nobres corruptos que adorariam vê-la morta. Mesmo sendo a rainha de direito e estando de posse da safira Tear – uma joia de imenso poder –, Kelsea nunca se sentiu mais insegura e despreparada para governar. Em seu desespero para conseguir justiça para um povo oprimido há décadas, ela desperta a fúria da Rainha Vermelha, uma poderosa feiticeira que comanda o reino vizinho, Mortmesne. Mas Kelsea é determinada e se torna cada dia mais experiente em navegar as políticas perigosas da corte. Sua jornada para salvar o reino e se tornar a rainha que deseja ser está apenas começando. Muitos mistérios, intrigas e batalhas virão antes que seu governo se torne uma lenda... ou uma tragédia. 


É sempre uma felicidade encontrar um livro jovem adulto que tenha uma carga dramática mais profunda e que trate de tantos temas como "A Rainha de Tearling", uma história distópica e com toques de fantasia.

A força do livro está na protagonista. A autora soube dar características a Kelsea diferente do esperado quando se trata de histórias envolvendo a realeza. Esqueça a aparência de princesa da Disney, a Rainha Tearling é uma garota recém saída da adolescência, está acima do peso, não poderia ser definida como delicada e é descrita como comum. Passar longe dos padrões de beleza não é sua característica mais marcante: ela é insegura, um tanto imprudente, mas é inteligente, corajosa e sua bondade não é desmedida. Seu passado não é claro o suficiente, mas a cada descoberta, Kelsea se fortalece e toma decisões inesperadas. Simpatizei com ela desde o início.

Encontramos no livro grande representatividade feminina, mulheres fortes e decisivas e, além da Kelsea, temos a Rainha Vermelha, Andalie, entre outras personagens que se destacam bastante no meio do guardas da rainha (que eu adorei, em especial Pen e Clava), assassinos e religiosos corruptos.

Os personagens e suas atitudes não poderiam ser mais verdadeiros. Todos tem seus erros, seu passado, sua fraqueza, assim como lutam pelo que acreditam e alguns ainda tem sua cota de honra. É uma coisa que permeia todo o enredo: pessoas normais que não se encaixam de cara no lado bom ou mal, mas que, quase sempre, são resultado de erros de administração do reino.

A autora não poupa o leitor da parte suja da história: assassinato, estupro, sequestro, prostituição, guerra. Todos esses aspectos são tratados no livro, uns com mais ênfase do que outros, o que dá um tom mais sério e adulto do que eu esperava quando iniciei a leitura, eu só tenho a agradecer por isso. Não temos romance, não de uma forma completa. Temos uma paixonite desenvolvida por Kelsea que remete mais a admiração, compreensível para uma garota criada isolada com apenas duas pessoas. Desconfio que algum acontecimento neste sentido vai ser explorado no próximo volume e, se for com quem estou pensando, vou amar.

A veia distópica da história fica mais evidente conforme a leitura avança e temos um vislumbre do que causou a fundação de Tearling e porque o reino não tem uma tecnologia avançada como seus ancestrais. Claro, temos disputa em relação ao trono e outros aspectos políticos, além de ter cenas misteriosas e bastante tristes. 

Erika Johansen não é detalhista, mas a narrativa dá informações suficientes para entender o que ela quer passar neste primeiro volume. A narração não se limita ao ponto de vista de Kelsea, e a dinâmica entres essas visões foi interessante, em especial a da Rainha Vermelha. Algumas situações não são bem explicadas, mas imagino ser parte das respostas que o segundo livro da trilogia contém. Mal posso esperar para ler.

* Este livro foi cortesia da Editora Companhia das Letras

Sobre o livro:
ISBN: 9788556510280
Trilogia: A Rainha de Tearling
Volume: 01
Autora: Erika Johansen 
Editora: Suma de Letras
Páginas: 352

Nenhum comentário: