quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

RESENHA: Fãs do impossível

Fãs do impossível conta a história de três amigos, Mira, Sebby e Jeremy, em meio aos complexos conflitos da adolescência. Mesmo sentindo-se despedaçados, sem motivos para serem amados e tentando não sucumbir à solidão, os três lutam pela vida, cada um à sua maneira.
Mira está começando em uma escola nova, depois de passar um tempo no hospital. Ela se sente insegura no novo ambiente e acha que não vai conseguir ficar longe de seu melhor amigo, Sebby, um garoto brincalhão que leva a vida com boas doses de mentira e bom humor, até que seu lado mais destrutivo vem à tona. 
Jeremy está retornando à antiga escola, depois de um tempo afastado por causa de um incidente traumático que arruinou seu ano letivo. Tímido e quieto, ele deseja se aproximar de Mira e Sebby.  Juntos, contra todas as expectativas, eles vão viver o impossível

A sinopse me chamou a atenção e a capa também fez bem este papel, já que reflete uma imagem corriqueira na história. O livro não tem como premissa dar lição de moral, ou indicar meios de se combater os demônios internos dos protagonistas: ele relata as dores dos personagens frente o dia a dia e suas injustiças. Mostra como às vezes só é necessário alguém que nos escute, que demonstre genuíno interesse, que esteja ali por nós. 

A busca por amizade, pessoas que os entendam e que os aceite é basicamente o plot do livro, mas claro que temos outros assuntos abordados: orientação sexual, depressão, bullying, drogas...

Os personagens tem várias facetas: Jeremy é tímido e recoso, Mira é animada e criativa, Sebby é uma pessoa inusitada e parece se misturar com facilidade. O que todos tem em comum são as situações difíceis pelas quais tem de passar, muitas vezes sozinhos. Tudo que acontece é bem crível, e a personalidade do Jeremy foi de fácil identificação para mim e imagino que Mira e Sebby devem ter passado essa sensação para outros leitores. Não são personagens com grande carisma, ou que fazem sempre escolhas acertadas: são verdadeiros em seus erros e suas conquistas.

O enredo é contado pelas perspectivas dos três personagens e a autora deixou a leitura bem dinâmica não somente pela história e seus desdobramentos cheios de anseios e situações normais aos adolescentes de hoje em dia, mas também por utilizar narrativas que distinguiam Jeremy, Mira e Sebby de uma forma que nem precisávamos consultar quem era o narrador de cada capítulo para saber a quem pertencia o ponto de vista.

Gostei da abordagem, da sinceridade e da forma direta que a autora trata o dia a dia dos protagonistas, sem maquiar para parecer uma adolescência bonita na qual tudo dá certo. Ela investe tanto nesse senso de realidade que me incomodou na resolução de uma situação injusta, mas como disse, a autora optou por ser verossímil em todos os aspectos. Foi uma leitura com alguns momentos difíceis, embora tenha sido gratificante no final.


Sobre o livro:
ISBN: 9788551000403
Autor: Kate Scelsa
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 336


Nenhum comentário: