quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

TOP 10: Os melhores livros de 2016


Que o ano de 2016 não foi fácil, todo mundo concorda. Acho que isso também se refletiu nas minhas leituras: li 59 livros e 101 mangás/ quadrinhos, menos que no ano de 2015. Não fiquei triste com o resultado já que consegui esse ano diversificar mais os temas e autores, embora tenha alguns que sempre serão recorrentes nas minhas metas. Vamos conferir quais foram meus 10 livros preferidos em 2016?



10. O oráculo oculto, As provações de Apolo - Livro 01, Rick Riordan:
Que eu sou fã do Rick Riordan não é novidade. Eu sempre fico animada com seus livros e personagens, mas desenvolvi um carinho especial por As provações de Apolo por se aproximar muito dos sentimentos que tive quando li Percy Jackson e os Olimpianos. É engraçado, dramático e com aventuras na medida certa. E claro que ter Apolo como um humano ajudou muito!


09. A vida privada das árvores, Zambra:
Zambra me surpreendeu com suas história curta, simples, mas cheia de emoções, principalmente angústia. Foi meu segundo livro dele e engraçado como eu tenho dificuldade de dizer o quanto me tocou ler "A vida privada das árvores". Acho que é por isso que nuna consigo fazer resenha dos livros dele.


08. O amor segundo Buenos Aires, Fernando Scheller:
Uma surpresa maravilhosa. Cada personagem tem uma história que me deixou curiosa e encantada. ter Buenos Aires como cenário e personagem foi uma grande adição ao enredo e o autor sobre dosar todas as emoções que gostaria de passar.


07. Incidente em Antares, Érico Veríssimo:
Leitura para o clube do livro que participo e eu não poderia imaginar momento melhor para ler "Incidente em Antares". Sua ironia e sua abordagem sobre política se encaixa perfeitamente com o atual cenário brasileiro e só me fez ficar mais interessada nas nossas transformações políticas. Ainda faço resenha dele.


06. Razão e sensibilidade, Jane Austen:
Outra leitura para o clube do livro. Se tem uma autora que nunca me decepciona, essa é Jane Austen. Obviamente tenho meu ranking pessoal com as obras dela, mas Razão e Sensibilidade me agradou do começo ao fim. Eu admiro a Elinor e todo seu pensamento dentro da racionalidade, embora também ache que ela precisa um pouco da sensibilidade de sua irmã, Mariene. Nunca fiz resenha dos livros da Jane Austen porque sempre imagino que ficará aquém do que eu quero passar, mas vou tentar mudar isso.


05. Dama da meia-noite, Os artifícios das trevas - livro 01, Cassandra Clare:
A fã super suspeita sempre dá um jeito de colocar livro da Cassie na lista, mas juro que o motivo é a trama envolvente e cheia de mistério. Abordar o tema parabatai de uma maneira diferente das suas outras obras foi uma ótima ideia e fazer do Julian e Emma personagens tão interessantes só somaram ao enredo.


04. Fahrenheit 451, Ray Bradbury:
Esta obra de Ray Baradbury sempre me causou curiosidade, mas nunca a encaixava na minha lista enorma de leitura, então quando foi listado para o clube do livro vi a oportunidade de resolver essa minha pendência. Um livro que me fez refletir e rever certos acontecimentos de forma diferente. Ainda estou na luta para terminar a resenha.



03. Sombra do vento, Carlos Ruiz Zafón:
Anos na minha estante, anos sendo desprezado, e agora vou ter anos pra me arrepender de não ter lido antes. Adorei cada momento da leitura, os personagens são interessantes e cheios de defeitos e, ainda sim, cativantes. O mistério é ótimo e a curiosidade me acompanhou toda a leitura. A narrativa também é atrativa e me encantou. Espero ler mais Zafón em 2017.




02. Norte e sul, Elizabeth Gaskell:
O clube do livro me rendeu muita leitura maravilhosa em 2016. Norte e sul foi daqueles livros enormes que não me fizeram sentir a quantidade de páginas. John Thourton e Magaret Hale tem seu romance desenvolvido juntamente com as questões que são pertinentes a revolução industrial e as mudanças que ela causa na sociedade inglesa. As diferenças entre patrões e empregados são tratadas com profundidade e toda a trama conquista o leitor.


01. Toda luz que não podemos ver, Anthony Doerr: 
Eu tinha tanto medo de começar esse livro, mas depois que iniciei a leitura, não conseguia parar. Werner e Marie-Laure me conquistaram com suas histórias de dor e superação, com o peso da guerra em seus ombros, com histórias de lados opostos, mas que convergem no final emocionante. Amei cada pedacinho e senti angústia, animação, piedade, rancor... E por me causar tantas emoções ele se tornou o meu preferido em 2016.

Vamos ver quais leituras me aguardam em 2017! Sempre posto o que estou lendo no instagram da Fábrica aqui.

E vocês, quais livros foram seus preferidos em 2016?

Abraços.

Nenhum comentário: