quarta-feira, 12 de outubro de 2016

RESENHA: O amor segundo Buenos Aires

Buenos Aires, com suas largas avenidas, cafés em estilo europeu e bairros charmosamente decadentes, é cenário e ao mesmo tempo personagem das histórias de amor presentes neste romance arrebatador.
É por amor que Hugo deixa o Brasil rumo à capital argentina. Embora o relacionamento com Leonor não sobreviva, seu fascínio pela cidade resiste à dor da separação. Hugo cria laços com o arquiteto Eduardo e com a comissária de bordo Carolina, que evidenciam o poder regenerador das amizades verdadeiras. Ele se reaproxima de seu pai, Pedro, que troca a rotina de um casamento desgastado por uma vida em que é possível encontrar profundos afetos.
Cada personagem tem a oportunidade de contar a sua versão dos fatos, numa trama absolutamente democrática. Impossível não se encantar com a presença de espírito e o senso de humor de Carolina, a lealdade de Eduardo, a sensatez e a determinação de Daniel, o jeito excêntrico de Charlotte. Em comum, esses personagens adoráveis têm uma enorme capacidade de amar

Demorei bastante para fazer a resenha porque este livro me conquistou com sua história simples, mas bastante sensível em seu olhar sobre o dia a dia, os relacionamentos pessoais - tanto amorosos como de amizade e familiares - e não estava me achando muito apta a falar sobre ele. Ainda não estou, para falar a verdade, principalmente sobre a personagem mais presente e atuante da história: Buenos Aires. 

Temos uma história sobre o amor em suas diversas formas de manifestação e representado pela vida de Hugo e as pessoas ligadas a ele, principalmente Carol e Eduardo. É empolgante acompanhar os desdobramentos e encontros desses três e como o caminho deles vai tomando direções tão diferentes das que eles mesmos esperavam. 

Os três são bastante carismáticos. A honestidade e sinceridade do Hugo me encantou. E como não gostar do Eduardo e sua lealdade, sua sensibilidade, e da Carol e sua força. Além deles, gostei muito do Daniel, sempre tão sábio, e da Charlotte.

Fernando soube dosar tudo com maestria. Temos romance, dor, humor, tudo bem trabalhado e na medida certa. O drama por qual um dos personagens passa é tratado de uma maneira que me agradou bastante: nem tão por alto para que nós não sentíssemos o momento delicado nem tão profundo que tirasse o foco das transformações pessoais dos personagens.

Também tem como atrativo a forma que o autor vai falando da cidade enquanto trata dos questionamentos, encontros e desencontros de Hugo e seus amigos. Aqui Buenos Aires é tudo: personagem, cenário, plano de fundo. Ela está presente na percepção de Hugo sobre suas próprias mudanças, no humor do Eduardo, nas lembranças de Charlotte. Foi impossível chegar ao fim do livro sem ter vontade de conhecer a cidade.

Terminei a leitura surpresa por ter gostado tanto e satisfeita com a narrativa, ritmo e acontecimentos que Fernando nos apresenta, e feliz com o trabalho gráfico da editora que só evidencia o talento do autor. Um livro que merece muito ser lido.

Sobre o livro:
ISBN: 9788580579178 
Autor: Fernando Scheller 
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 288


Nenhum comentário: