domingo, 17 de abril de 2016

RESENHA: Um presente da Tiffany

Véspera de Natal na Quinta Avenida: dois homens estão comprando presentes para as mulheres que amam.
Gary quer dar para a namorada, Rachel, uma pulseira de berloques. Em parte, como agradecimento por ela ter pagado a viagem a Nova York durante as festas de fim de ano, mas principalmente porque ele deixou, como sempre, tudo para a última hora.
Enquanto isso, Ethan está procurando algo mais especial — um anel de noivado para Vanessa, a mulher que conseguiu levar felicidade à sua vida e à de sua filha depois da morte da primeira esposa, que ele amava tanto.
A vida desses dois casais acaba se cruzando por acidente. Quando as sacolas de compras dos dois homens se misturam sem que ninguém perceba, Rachel ganha o anel de noivado que seria de Vanessa, e encontrar a joia para entregá-la à sua legítima dona revela-se uma tarefa mais complicada do que Ethan imaginava.
Será que o destino tem algo inesperado reservado para os casais? Ou será a magia da Tiffany que está no ar?

O livro demorou um pouco para me prender, já que não tem um plot inovador, mas é legal de ler e acompanhar. Talvez seu maior atrativo seja justamente a referência a Tiffany, tão famosa por suas jóias e sonho de vários aspirantes ao casamento. E foi baseado em todo esse glamour que vemos a história de Ethan, Vanessa, Rachel e Gary se desenrolar.

A autora se preocupou em dar profundida aos sentimentos deles, enfatizou suas vidas e escolhas, assim como suas perdas. Quando pensamos principalmente no comportamento de Daisy, filha de Ethan, entendemos que o casamento para ele tem várias facetas importantes. Ainda sim, me vi numa relação de amor e ódio por ele: ao mesmo tempo que era justo, gentil, ótimo pai e tinha real preocupação com o próximo, ele também era ingênuo e passivo, e muita coisa não teria acontecido se fosse mais decisivo e corajoso.

Com exceção de pai e filha, não me senti cativada por nenhum personagem. Seus passados e sofrimentos não me despertaram grande simpatia, porém, claro, teve vários momentos que eu vibrava com decisões impulsivas, mas muito corretas de alguns deles (alô Terri). Se bem que o Gary para mim foi detestável o livro todo!

Alguns acontecimentos foram bem inesperados e gostei da reviravolta no final, acho que deu certo charme a história e soou bem como um conto de fadas, aspecto que a autora tenta evidenciar. O livro me lembrou esses filmes de sessão da tarde e, se tivesse investido mais na parte do humor, seria um exemplo perfeito desse tipo de filme. 

O final foi digno de um romance mais açucarado, mas senti falta de uma leveza maior. Não sei se é porque a autora optou por personagens que não dão um toque de humor... Não sei explicar, só não funcionou muito comigo. Ainda sim a escrita dela é boa e me deixou curiosa em diversos momentos. Como sempre, acho que vocês deviam ler e tirar suas próprias conclusões, talvez um leitor mais romântico aproveite melhor o livro do que eu.

Sobre o livro:
ISBN: 9788580578713
Autora: Melissa Hill
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 336

Nenhum comentário: