sábado, 23 de janeiro de 2016

RESENHA: P.S.: Ainda amo você

Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.
Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.

A narrativa da Jenny Han já é uma velha conhecida minha, e nunca consigo iniciar um livro dela e parar poucos capítulos depois: começo a ler e é com muita dificuldade que faço pausas. Li "P.S.: Ainda amo você" praticamente em uma noite.
O livro segue a linha de "Para todos os garotos que já amei" e começa exatamente onde terminou o primeiro: Lara Jean está participando das festas de fim de ano com a família e tem algumas pendências para resolver. O que me agrada muitíssimo na personagem é a sinceridade. Óbvio que nem sempre ela fala a verdade, mas seus sentimentos são genuínos e não podemos deixar de lado o fato que ela tenta muito agir da forma mais correta. Nem sempre consegue, mas se enche de coragem e corre atrás do prejuízo sempre que pisa na bola.

Sendo uma personagem meiga, romântica e ligada no visual, talvez o leitor não espere algumas ótimas lições que o livro passa: algumas questões sexistas são levantadas e Lara Jean, Margot e Cris tem opiniões muito atuais sobre elas e é legal perceber que a autora, mesmo que levemente, se preocupa em abordar essas questões. Tem um acontecimento no começo do livro que ilustra bem um comportamento considerado normal para a sociedade, mas onde podemos claramente perceber o quanto o mesmo assunto, na maioria das vezes, se reflete de forma diferente para o homem e para a mulher. 

Vocês devem pensar que por conta desses assuntos o romance foi deixado de lado, não é? Errado. Ele continua o carro chefe da história e vemos a Lara Jean amadurecer conforme ela vai vivenciando seus relacionamentos. Neste quesito só tenho uma observação negativa em relação ao livro que não posso contar, seria spoiler, mas que eu não considero que a Lara Jean estava errada (nsegurança não foi gerada por ela, não sei porque ela deveria se desculpar, enfim. Quem leu, por favor, dá um toque que quero comentar sobre essa parte em especial).

Um livro que tem a marca registrada da Jenny Han: fluido, leve e apaixonante. E que mostra um pouco da própria autora, não somente por sua descendência coreana, mas também sua paixão por culinária. Para completar ainda tem aquelas cenas maravilhosas da convivência em família, sempre tão especiais para mim. Não pesquisei para saber se tem um terceiro livro, mas eu espero muito que tenha, preciso de mais Lara Jean, Peter e irmãs Song!

Sobre o livro:
ISBN: 9788580578690
Volume: 02
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 304

Nenhum comentário: