terça-feira, 14 de abril de 2015

RESENHA: Inocência? (O Protetorado da Sombrinha # 3)

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Ao abandonar a residência do marido e se mudar de volta para o lar de sua terrível família, Lady Maccon se tornou o escândalo da temporada em Londres. Além disso, a Rainha Vitória dispensa Alexia do Conselho Paralelo, e a única pessoa capaz de ajudar a esclarecer os fatos, Lorde Akeldama, inesperadamente deixa a cidade. Como se não bastasse, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando – como apenas joaninhas são capazes de fazê-lo – o fato de que todos os vampiros londrinos estão muito interessados em vê-la rigorosamente morta. Enquanto Lorde Maccon concentra seus esforços em ficar cada vez mais ébrio e o Professor Lyall se desdobra para que a Alcateia de Woolsey se mantenha coesa, Alexia deixa a Inglaterra em direção à Itália em busca dos misteriosos Templários. Somente eles têm o conhecimento sobre os seres preternaturais que Alexia precisa para entender sua crescente e inconveniente condição, mas eles podem ser piores que os vampiros – e estão armados com molho pesto. A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo! 

Se tem uma forma de começar bem essa resenha, é festejando: Alexia voltou! Falo isso para duas coisas: primeiro, porque finalmente o terceiro volume da série foi lançado, segundo motivo é que “Metamorfose?” não me agradou muito e eu tinha medo que esta série caísse na maldição do segundo livro e fosse piorando.

Os acontecimentos finais de "Metamorfose?" serviram de base para toda a história deste terceiro livro. As dúvidas da Alexia sobre seu estado também são as nossas e vamos acompanhando sua caminhada para explicar o que de fato aconteceu e como pode ser possível. 

Eu ri quando percebi que Ivy não era tão boba quanto sempre aparentou e como o professor Lyall teve que se desdobrar para por algum juízo na cabeça de Conde Maccon e o beta da Alcateia se destacou bastante neste volume. Senti falta imensa do Lorde Akeldama, que aparece bem pouco no livro, mas com boas razões. Gosto muito como a autora utiliza Lorde Akeldama e Genevieve para comentar de um tema que é tão atual (não, não vou contar qual é).

A autora parece ter se preocupado em fazer um livro com mais eventos emocionantes e cheio de surpresas, coisa que senti falta lendo o segundo volume da série. Tem muita ação, muito sarcasmo e obviamente, um bocado de mistério. O que não quer dizer que não teve pontos negativos: achei certa viagem rápida demais para os recursos da época e alguns acontecimentos do final podiam ser melhor desenvolvidos.

Ainda sim, a narrativa está mais ágil e deu um ótimo ritmo ao livro. A sensação que tinha ao ver os diálogos sobre o estado preternatural da Alexia eram tão bem desenvolvidos e trabalhados que ficava em dúvida se era coisa só da imaginação da autora ou se tinha realmente alguma base científica. Acho que esse cuidado com os diálogos só tornam o enredo mais rico e mostram o trabalho que a autora tem em tornar um livro de fantasia o mais crível possível. Aguardo agora as emoções do quarto livro da série.

Sobre o livro:
ISBN: 9788565859554
Autora: Gail Carriger
Série: O protetorado da Sombrinha
Volume: 03
Editora: Valentina
Ano: 2015
Páginas: 316

2 comentários:

  1. Estou ansiosa por ler essa série. Tanta gente falando bem dela e eu aqui só na vontade. Fico cada vez mais apaixonada ao descobrir detalhes da trama. Me amarro na personagem e nos seres sobrenaturais que li nas resenhas. Tem tudo pra me deixar viciada. Espero ter a oportunidade de ler logo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria muito de ler mas ainda nem tive chance de ler os dois primeiros :(
    Gosto dos elementos sobrenaturais que existem na história e por ser steampunk, que conheço pouca coisa e gostaria de me aprofundar. ^^

    ResponderExcluir