segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

RESENHA: Champion (Legend #03)

No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor.

Li Legend sem muita expectativa e o livro me deixou muito animada! Gostei muito e fiz alguns amigos lerem de tanto que queria alguém pra comentar. Veio Prodigy e continuou me deixando muito curiosa e satisfeita com o trabalho da Marie Lu. Em Champion, eu pude ver o trabalho desenvolvido pela autora nos dois volumes anteriores ter, enfim, seu desfecho. Um desfecho muito bom, por sinal. Um final para você pedir pelo menos um conto para nos falar mais sobre o que aconteceu. Eu ainda quero, ok?


Deixando toda minha animação de lado, Marie Lu voltou com tudo nesse livro. Novamente os questionamentos que ela nos traz através de Day e June são muito pertinentes a situação de ambos. Cada um com uma preocupação e com responsabilidades demais para pessoas tão novas, mas que não podem fugir de encarar isso de frente.

A política é sim o centro do enredo e de forma alguma autora deixa isso de lado e desta vez vai mais a fundo, mostrando ao leitor que muitas vezes certas atitudes são necessárias, mesmo que a contragosto do mandante. Adem veio para mostrar o quanto ser líder de uma nação pode ser complicado e pelos olhos de June e Day podemos ver como o povo e os aliados do próprio "Primeiro Eleitor" encaram suas decisões.

Já comentei nas resenhas dos livros anteriores que a autora sabe dar voz a Day e June e podemos saber facilmente quem está narrando sem precisar de identificação. June, com sua forma lógica de pensar, analisar e prever soluções e o Day com aquele jeito mais passional, cheio de fúria e desconfiança, mas ainda sim, completamente leal ao que acredita.

O que chama realmente a atenção no meu caso, é como ela não faz que o relacionamento entre Day e June seja mil maravilhas. Ambos tem sua carga dramática, mas para o Day se torna ainda pior por conta de como certas tragédias ocorreram, principalmente por a June ter ligação com esses acontecimentos. Ele luta contra esses sentimentos, mas é inegável como isso o afeta. De sua parte, June percebe e tem consciência do peso que o Day carrega, então a autora mostra isso do início ao fim.

Marie Lu conseguiu ser fiel a seu plot nos três livros, assim como soube finalizar muito bem. Soube dosar as cenas de ação, romance e política de forma a tudo se encaixar e dar o tom certo para o momento que o Day e a June estão. Sem falar que sabe dar destaque aos secundários e estes se mostram bastante importantes no decorrer dos acontecimentos. Vou sentir falta da trilogia e dos personagens, mas vou ficar ligada para ler mais obras da Marie Lu porque sei que valerá muito a pena.

Sobre o livro:
Trilogia Legend
Volume: 03
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco
Ano: 2014
Páginas: 304

Trilogia:
3. Champion

Book trailer:

Um comentário:

  1. Não consegui ler esta série ainda. E pelo que estou vendo é bem legal. Vou ver se consigo esse ano. Mas tenho tantos outros na frente dele que é até desanimador. rsrsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir