terça-feira, 21 de outubro de 2014

RESENHA: Para Onde Ela Foi (Se Eu Ficar - Livro 02)

Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

Eu curti "Se eu ficar", mas fiquei com a impressão que o livro não conseguia passar a emoção que a autora gostaria. Em "Para onde ela foi", eu já me dei conta que esses sentimentos apareciam com mais frequência e senti mais a dor do Adam do que o da própria Mia.
Inicialmente, minha curiosidade residia no destino da Mia. Depois de tudo que aconteceu, o que será que ela, provavelmente despedaçada por perder sua família, faria dali em diante. O livro nos mostra isso, mas tudo pelo ponto de vista do Adam, o que pra mim foi um ótimo atrativo e me agradou bem mais do que eu esperava.


A visão de Adam é mais impactante, mais cheia de fúria e confusão e me passou muito mais emoções do que eu realmente esperei. Ele passa pelo seu próprio luto, afinal também perdeu as mesmas pessoas que Mia, e tudo teve impacto na sua vida. Mudanças ocorreram, situações e acontecimentos foram agravando sua dor até que Adam já não tivesse a mesma força que tinha e desenvolvesse alguns problemas que tornaram o personagem ainda mais interessante. Gayle consegue passar todas as fases do Adam com bastante veracidade então talvez seja esse o motivo que me fazer gostar tanto.

A autora novamente usa o recurso de alterar capítulos contando o passado e o presente de forma que vamos entendendo tudo aos poucos, no momento certo. Também curti a utilização de músicas para o início dos capítulos no presente e, bem, foi criativo, principalmente se pensarmos que os trechos são de músicas de autoria do Adam.

Fiquei feliz por este livro superar "Se eu ficar". Não estou dizendo que ele é maravilhoso, imperdível. Só estou afirmando que posso sim ver uma evolução na história, um dinamismo muito melhor da que foi apresentada no livro anterior. Ainda não é um livro que consideraria imperdível, nem nada que vá mudar sua vida, mas foi bom o suficiente para valer a pena lê-lo.

Sobre o livro:
ISBN: 9788581635675
Série: Se eu ficar
Volume: 02
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 240

3 comentários:

  1. A história continua emocionante pelo jeito. Não sei se vou aguentar ler este livro. Já estou sabendo que tem muita coisa triste e de fazer a gente chorar muito. Não sei se vou aguentar mais emoções como essa. Mais vou tentar pelo menos. rsrsrs Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Esse me agradou mais que o primeiro e eu gosto mesmo da visão do Adam. O primeiro tem muita coisa pra chorar mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Eu amei Se Eu Ficar, então não posso de forma alguma deixar de ler esse livro... Se o primeiro eu já pude sentir as emoções da Mia, imagine nesse que você disse que realmente dá... Quero muito saber como foi esse tempo em que eles estiveram separados, o por que isso aconteceu e, principalmente, como eles vão terminar... Bom saber que houve uma evolução da autora... Quero muuuuito ler...
    Kisses =*

    ResponderExcluir