quinta-feira, 24 de abril de 2014

RESENHA: Tipo Destino

“Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão…”

Geralmente não gosto de livros ‘teens’, os personagens são muito cheios de 'mimimis' e isso me irrita um pouco. Porém, quando se trata de Susane Colasanti dou a cara pra bater e deixo esse meio receio de lado. 


A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa, eu fiquei pensando na situação e isso provocou muitos instintos raivosos na minha pessoa. HAHAHA E quando notei a frase ‘E se sua alma gêmea fosse o namorado de sua melhor amiga?’ Aí sim, é que fiquei ainda mais curiosa sobre o enredo e em como ele iria se desenrolar. Não sei quanto a você, leitor, mas amizade é algo que eu preso muito, então não consigo nem sequer imaginar me apaixonando pelo namorado de uma amiga. Quem dirá o da minha melhor amiga.(reveria meus conceitos se fosse um Roarke, Elliot, Jem... rsrs #brinks)

Gostei bastante da história. Ela flui muito bem, sem nenhum problema de ritmo ou de vocabulário. É uma narrativa voltada para o universo infantojuvenil, incluindo os típicos conflitos dos adolescentes em final de 2º grau: os rumores, as paixões, as implicâncias, a procura do auto-conhecimento, da própria identidade.

Ao decorrer do livro vamos conhecendo melhor a relação de ‘Lani e Erin’ e eu ficava me perguntando que tipo de amizade era aquela. Passei parte do livro querendo ‘bater’ na Lani com toda a culpa que ela sentia ou na falta de resolução com a qual ela encarava a vida. Embora o livro tenha foco nesse conflito de amizade/namoro gostei mais do enfoque que a autora deu a Blake, melhor amigo de Lane. O personagem tem muito mais a oferecer e me cativou por completo. Os complicadores que o envolvem contribuíram em muito para o enredo e acompanha-lo foi um prazer enorme. Chorei, ri e torci muito por ele. E que raiva do pai dele, que ódio. Me segura!

O romancezinho é fofo e tudo mais, porém não esperem grandes cenas. O marcante do livro pra mim foram as abordagens envolvendo bullying. A autora soube bem como retratar o tema, ilustrando as cenas no dia a dia dos estudantes. Valeu muito a pena acompanhar os personagens. Recomendo.

Sobre o livro:
Título: Tipo Destino
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Páginas:288
Booktrailer

 
Leia um trecho do livro aqui

Um comentário:

  1. Não gostei muito deste livro. Achei a personagem muito chatinha e repetitiva. Esperava mais da estória. Pra mim foi uma decepção. Beijos.

    ResponderExcluir