segunda-feira, 11 de novembro de 2013

FLIPORTO 2013: A literatura é um jogo




A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco tem como tema “A literatura é um jogo”, e acontece entre os dias 14 e 17 de novembro.

Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, a cidade de Olinda terá a sua veia de cultura reforçada entre os próximos dias 14 e 17 de novembro. Durante o período, a Praça do Carmo e o Sítio de Seu Reis, referências de primeira ordem naquela região, recebem a 9ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco – Fliporto. Este ano, o evento irá abordar o cenário da literatura contemporânea, assim como da educação, que usufruem das possibilidades oferecidas pelos jogos físicos e virtuais através de palestras, mesas e discussões com personalidades e escritores diretamente ligados ao tema. 

O evento, que acontece pelo 4° ano consecutivo na histórica cidade pernambucana, celebra a vida e a obra do escritor paraibano José Lins do Rêgo. A abertura do Congresso Literário será às 19h, do dia 14, com a palestra da escritora espanhola Pilar Del Rio falando sobre José Saramago: “Escrever não me dá prazer, ter escrito, sim”. A Fliporto tem curadoria geral do escritor e advogado Antônio Campos. 

O Congresso Literário, principal pólo da Fliporto, tem curadoria literária do escritor Mário Helio Gomes, que, além da jornalista e tradutora espanhola Pilar Del Río, elegeu nomes influentes da literatura mundial, como Francisco José Viegas (Portugal), Robert Löhr (Alemanha), Ignacio Del Valle (Espanha), Manuel Fernández Gálvez (Espanha), Ioram Melcer (Israel), Manuel Lorente (Espanha), José Antonio González Alcantud (Espanha), Valter Hugo Mãe (Angola), Andrés Neumann (Argentina), Fernando Báez (Venezuela), Miguel Gonçalves Mendes (Portugal) e Bernard Buarque de Hollanda (São José da Costa Rica). A coordenação executiva da Festa é de Eduardo Côrtes. 



A Festa repete o sucesso das outras edições e traz ao público o Cine Fliporto, segmento voltado para o cinema, com curadoria da cineasta Andréa Mota. Os cineastas Miguel Gonçalves Mendes, Sylvio Back e Vladimir Carvalho, diretores de “José e Pilar”, “O universo Graciliano” e “O engenho de Zé Lins”, respectivamente, estão confirmados na programação. 

Outro polo é a E-Porto Party, setor do evento literário que acolhe, sob a coordenação da webdesigner Cláudia Cordeiro, as novidades tecnológicas no ramo literário e irá oferecer gratuitamente curso de eBooks com o especialista no assunto Ednei Procópio. A plataforma terá a TV Fliporto, com transmissão ao vivo do evento, além de informações gerais sobre a Festa. Outra é o aplicativo com todas as informações dos convidados e programação do evento. 

O público infanto-juvenil terá pólos exclusivos, chamados Fliporto Criança e Fliporto Nova Geração, onde serão apresentadas palestras, oficinas e brincadeiras didáticas voltadas para o mundo da Literatura. A ex-Rebelde e atriz, Mel Fronckwiak, participará do espaço conversando com os novos leitores sobre os processos de construção de um livro e lançará, também, o livro “Inclassificável – Memórias da estrada”, que traz bastidores das viagens e as experiências em realizar shows com a banda em diversos lugares. A atriz global Tammy Luciano também tem encontro marcado com o público infanto-juvenil.

A festa também fará uma ode ao Meio Ambiente por meio EcoFliporto, que traz como tema “Pernambuco Jardim de Baobás”, posto que, depois da África, nosso Estado tem o maior número dessa espécie de árvore plantadas. Além disso, a VII Fliporto contará com a segunda edição da Feira de Livros, com a presença de mais de 60 editoras com milhares de livros expostos, e uma saudação ao escritor e presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marcos Vilaça. Para completar a viagem pelos jogos, proposta pela Festa Literária, os visitantes poderão degustar, ainda, diversos pratos criados especialmente para a Fliporto Gastronomia, circuito que envolve os principais restaurantes de Olinda.




Para ficar por dentro da programação é só acessar os links abaixo:


Mais informações no site oficial e nas redes sociais da Fliporto:


Nenhum comentário: