terça-feira, 18 de junho de 2013

RESENHA: Encanto (Sereia #2)

Monique Melo
Nada tem sido normal na vida de Vanessa desde que ela descobriu que sua irmã foi morta pelas sereias - mulheres fatais das profundezas marinhas - e que tudo que sabia sobre sua família era falso. Seu namorado, Simon, sempre foi o porto seguro de Vanessa, mas agora ele está de volta à faculdade numa cidade distante, e ela acaba se envolvendo com o lindo e popular Parker, seu colega de escola. Repensando seu relacionamento com Simon e incerta sobre as intenções de Parker - e sobre as suas em relação a ele -, ela está mais perdida do que nunca. Assustada com tudo que vem descobrindo em relação a si mesma e à sua família desde que se transformou em sereia, Vanessa nunca se sentiu tão só. Agora, Vanessa precisa entender seu passado e aceitar que é tão fascinante e perigosa quanto suas adversárias.
Eu fiquei bem empolgada com a série quando li o primeiro, Sereia, e estava com a mesma animação para Encanto. O que posso dizer é que fiquei muito feliz com algumas coisas e um pouco decepcionada com outras. Não que o livro seja ruim, longe disso. Só que eu esperava realmente que a Vanessa ficasse mais madura depois de tudo que passou. Esse tipo de evolução ficou evidente em Sereia, mas infelizmente isso não se repetiu em Encanto.
O que me irritou, na verdade, foi o fato da Vanessa não confiar o que está se passando com ela ao Simon, mesmo depois de tudo que os dois viveram no verão anterior. Entendi que certas coisas ficariam difíceis e os questionamentos dela em boa parte do tempo são pertinentes, mas encontrar alguém que a apoie é importante e o Simon sempre esteve ali por ela. O jeito que ela deixa que o relacionamento dela com o pai fique tão distante também me incomodou.
Deixando minha revolta de lado, a adição do Parker ao enredo não me agradou, mas os personagens que já pertenciam a trama foram responsáveis por boas cenas. O pai da Vanessa, em especial, sempre tranquilo e lidando da melhor forma possível com uma esposa sofrendo a perda da filha mais velha e com a filha caçula que de uma hora para a outra se afastou dele, foi um dos personagens que mais me agradou. O Simon também me surpreendeu tomando algumas decisões bem difíceis, mas que eram necessárias.
Como comentei antes, o livro é bom. A escrita da autora é muito boa e ela sabe deixar o leitor realmente curioso sobre o futuro de Vanessa e como ela vai lidar com tudo que se passa com ela. Além de ter que enfrentar o iminente perigo que ronda sua família e as pessoas quem ela gosta. É um livro que vai divertir, sem grandes pretensões.

Sobre o livro:  
Série: Sereia 
Volume: 02
Autor: Tricia Rayburn
Ano: 2012
Editora: Verus
Páginas: 318

Outros livros da série:

Nenhum comentário: