sábado, 20 de outubro de 2012

RESENHA: Starters (Starters #1)


Monique Melo

Os pais de Callie morreram um ano atrás, após uma arma química chamada de Esporos atingir todas as pessoas com idade entre 20 e 60 anos. Sem parentes próximos, Callie e seu irmão, Tyler são obrigados a viver em prédios abandonados e constantemente tem problemas para arranjar comida. Para ter condições de morar em um lugar seguro e cuidar da saúde frágil do irmão, Callie resolve alugar seu corpo para um Ender (idoso com mais de 60 anos) através da empresa Prime Destinations. O procedimento consiste em por a consciência do Ender no corpo do Starter. No terceiro aluguel do corpo da Callie, algo dá terrivelmente errado e ela se vê sozinha no meio de um plano arriscado.

A ideia geral do livro é muito boa. Longas e complicadas discussões podem resultar da ética (ou a falta dela) quando se trata do aluguel de corpos e de como as pessoas com mais dinheiro na sociedade pós-guerra dos Esporos se beneficiam das crianças e adolescentes sem familiares. O problema foi que essas questões são levantadas, mas não são desenvolvidas durante a narrativa e tudo fica superficial demais. Ao terminar o livro, fiquei com a sensação que tudo poderia ser melhor explorado, ficado um pouco mais complexo.

Os personagens também não são cativantes e a protagonista com facilidade se desvia do seu objetivo. Várias situações são resolvidas com mais sorte do que pelas atitudes tomadas pela Callie e acho que isso não funcionou bem.

Não estou querendo dizer que o livro é ruim. Como já disse antes, o mote é bom e tem potencial, mas eu cometi o erro de esperar mais do que foi apresentado. Espero que o segundo livro da série apresente mais profundidade no que se refere ao enredo e que os protagonistas possam crescer durante a história.

Sobre o livro:
Starters
Série: Starters
Volume: 01
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 368
Booktrailer:


5 comentários:

  1. Estava com muita vontade de ler o livro. Agora, com a sua resenha, diminuí a expectativa. Ainda quero ler, mas seme sperar tanto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Monique!

    Eu gostei de Starters, apesar de concordar com vc que alguns temas são tratados de forma mais superficial. Antes do segundo livro, tem mais alguns contos que serão publicados pela autora para, dizem, responder às perguntas criadas no primeiro livro. Vamos esperar para ver no que dá!

    Bossss

    ResponderExcluir
  3. Eita! Diminuiu um pouco a minha "urgência" em ler o livro. Confesso que estava com as expectativas bem elevadas sobre o livro, agora lerei sem esperar muita coisa. Ótima resenha.

    Bjooo

    ResponderExcluir
  4. Ei Monique...

    Ganhei esse livro de uma amiga e adorei rsrs me diverti um monte e xinguei horrores em varios momentos kkk.

    Sobre o fato de ser meio 'vago' acho que isso se deve ao fato de ser uma serie, assim o livro 1 se torna bem introdutorio mesmo.

    To doida pra ler o segundo kkk

    beijosss e otima semana. Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  5. vc disse segundo livro da serie ? vai ter segundo livro ? q legal kkk
    eu tbem tenho este livro aqui em casa, ganhei ele faz uns tres meses, e quero muito ler ele, agora que estou de ferias escolares, vou ler com certeza, adoro livros de ficção deste tipo, abraçosss

    espero que eu goste mais do livro do que vc rsrs

    ResponderExcluir