sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Resenha: Conselho de Amiga


Fabiana Araújo

Ruby acaba de completar 16 anos. E como em todo aniversário ela espera  jantar com a mãe, comer bolo com suas amigas e sair para comemorar. Tudo seria bem tranquilo, comum e previsível se seu pai não aparecesse na festa. Seu pai, o homem que ela não vê há seis anos.O homem que a abandonou sem nenhuma explicação.


Ruby e sua mãe nunca conversam sobre a separação. A mãe sempre desconversa ou se mostra triste quando o assunto surge. Elas evitam pensar e falar sobre Jim até então. Abalada com a aparição do pai, Ruby conta com o apoio e o conselho de suas amigas para ‘lidar’ com tudo. Mas seriam esses os conselhos e essas amigas as melhores companhias?

Tenho de confessar que literatura infanto-juvenil  não costuma me agradar muito. Porém, quando li a sinopse disponibilizada pela editora logo me interessei. Siobhan Vivian explora em sua narrativa  temas bem comuns em algumas famílias: abandono, pais separados e como isso se reflete na vida dos filhos.

  
Gostei muito do modo com a autora abordou o universo dos adolescentes: festas, meninos, namoro, família, estudos e como isso tudo se encaixa da vida da personagem, como ela lida com tudo.

A narrativa é rápida e flui tranquilamente. O que me incomodou no livro foi o final. O leitor não obtêm todas as respostas para as perguntas que foram lançadas durante a leitura. O ‘porque’ e o ‘O que acontece depois?’ não foram respondidos. E como sou muito curiosa isso acabou prejudicando bastante a nota do livro. (3 estrelinhas apenas)

Sabe aquela sensação de que o livro terminou quase do mesmo jeito que começou? Infelizmente foi assim que me senti quando li o ultimo parágrafo. Sem mais comentarios pra não soltar spoilers

Porém para quem gosta de uma trama rápida, leve e dentro do universo infanto-juvenil é uma boa dica :)



Booktrailer:



Sobre o livro:

Titulo: Conselho de Amiga
Autor: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Número de paginas: 223

6 comentários:

  1. Oi Fabi. tenho um livro dessa autora, mas ainda não li. COnfesso que essa falta de respostas ao final da leitura provavelmente me incomodará. Enfim, vou pensar com carinho.
    ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hey Sis! Ganhei esse livro na promo da Rosana, ainn fiquei meio desanimada para ler ele agora...
    Mas tentarei ler depois dos milhares que estao na frente.
    Amei a resenha sis, parabens!!!!
    bju


    Ps> Sorry erros, teclado do pc da minha irma Natalia esta descontrolado... affs

    ResponderExcluir
  3. Como curiosidade deve ser traço genético na hortinha... sei não se ia gostar de um livro meio sem final...
    Ótima resenha anjo.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. já ouvi tanto falar desse livro, que to morrendo de vontade de ler.

    bjs

    http://www.amodernpinup.com/

    ResponderExcluir
  5. To com o pé atrás pra ler esse livro.
    Venho adiando a leitura dele há tempos... =/
    Eu gosto muito de livros infanto-juvenis, mas sei lá. Este não me seduziu tanto. =/
    o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ola!!
    Eu li um livro anterior da Siobhan(Não sou esse tipo de garota) e gostei muito pude perceber o crescimento da personagem principal, gostei muito. Porém parece que este não há amadurecimento do personagem tornando um livro meio parado no tempo, mas enfim vou ler peara tirar minhas conclusões, gostei muito da sinceridade da sua resenha.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir