quarta-feira, 27 de junho de 2012

RESENHA: O que aconteceu com o adeus

Monique Melo

Mclean nunca fica tempo suficiente num lugar para criar laços. Na verdade, ela não quer forma nenhum vinculo com ninguém. Desde a separação dos seus pais, sua vida é mudar junto com o pai por conta do seu trabalho. A cada cidade, Mclean se mostra uma pessoa diferente: líder de torcida, nerd, esportista. Personalidades diferentes que começavam assim que ela se instalava no novo lugar e somem no momento que vai embora. Desta vez, ela e o pai estão na cidade de Lakeview para reerguer o restaurante Luna Blu. Mclean já estava pronta para por mais uma personalidade em prática, mas por causa de alguns mal entendidos, se vê sendo ela mesma, seja lá quem ela for. Conforme ela começa a fazer amizade com algumas pessoas, em especial seu vizinho Dave, deixar transparecer cada vez mais quem é de verdade. Ou seria descobrir quem é realmente? 

“Pense numa mudança que faça tremer a terra, arruinar a vida, e já era. Ou encare como uma transformação, uma chance de se reinventar e de recomeçar, e tudo bem.” - Página 8

Falar de Sarah Dessen é falar de livro bom. Quanto mais livros da autora eu leio, mas fascinada por sua escrita fico. Em “O que aconteceu com o adeus” a autora retorna com outra personagem cativante que precisa se adequar a separação dos pais e suas consequências. É nesse contexto que Mclean se torna uma das melhores protagonistas da autora. Problemas com a mãe, a dificuldade de formar laços e o constante medo das despedidas transformam Mclean em uma garota legal, mas que nunca se mostra realmente.

“Como será que deve ser, sendo tão autêntica, tão frágil que seu mundo inteiro de pensamentos fica tão fácil de ler no seu rosto? Eu não conseguia nem imaginar.” – Página 108

Sua convivência com o pai é ótima e bem explorada pela autora. A forma que a vida dos dois é sempre modificada pelas constantes mudanças é determinante e caracteriza muitos os personagens. A forma real que a autora os define cria imediata ligação com nossa realidade e é bem fácil se imaginar vizinha do Dave ou amiga da Deb. Acho que é isso o mais fascinante nas obras da autora: como cada personagem é verossímil e como todos os acontecimentos se aproximam do cotidiano.

O foco, como sempre, são os questionamentos e obstáculos da vida da personagem principal e como os mesmos são resolvidos. Tem romance? Sim! Mas acontece tão gradualmente que se torna mais uma consequência do enredo do que um ponto destacado intencionalmente. Esta é uma característica da autora que também pode ser observada em Just Listen e A Caminho do Verão.

O que posso concluir deste livro? Que é outro obra maravilhosa de uma autora que sabe construir enredo, domina muito bem a narração e prende o leitor do início ao fim. Livro super recomendado.

Sobre o livro:
O que aconteceu com o adeus
Autora: Sarah Dessen
Ano: 2012
Editora: ID
Páginas: 424

7 comentários:

  1. Então o filme se trata mais sobre família? Ainda não sei bem se é algo que eu gosto ou não. Acho que teria que ler para saber.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não li nada sobre a autora, mas gostei da temática.
    Costumo ler livros assim, então adoraria ler O que aconteceu com o adeus.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu nunca li nada dela, mas você sempre fala tão bem que eu morro de vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola!!!
    Sarah Dessen realmente é uma autora de narrativa fantástica e não só isso, seus temas são realmente bem abordados, eu li A caminho do Verão e posso realmente afirmar isso. Este relacionamento com a família é um tema que a Sarah sempre coloca em seus livros e é muito interessante de ler sobre eles pois a autora se aproxima e muito da nossa realidade. Concordo Monique que os romances dos livros da Sarah são muito bons, mas não é o foco principal ele acontece muito naturalmente, como acredito ser assim na vida real também. Mais um livro pra minha lista, mas bem no topo, porque a Sarah me conquistou!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da Sarah, mas ouço falarem super bem das suas obra. É a segunda resenha que leio deste livro e só aumentou minha curiosidade por ele.
    Achei o enredo interessante e a abordagem quando direcionada aos obstáculos da vida faz com que a gente enxergue a estória como um reflexo da nossa vida. Algo útil. =P

    Beijos flor

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá!!

    Acabei de conhecer seu blog e já estou seguindo!! :)

    Nunca li nenhum livro da autora, mas já vi muitos blogs falando sobre diversos livros dela, sempre com resenhas positivas.

    Parece mesmo ser uma estória envolvente e difícil de largar. -rs


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Encantei, nunca li nada da autora, fiquei bem curiosa... vai pra lista!

    ResponderExcluir