segunda-feira, 16 de abril de 2012

RESENHA: Garota Replay

Monique Melo

A vida de Thizi estava uma bagunça: após a traição do namorado, seu melhor amigo se afastou e ela tem que lidar com todos os seus sentimentos sozinha, já que seus pais nunca estão em casa e nada contribuem para melhorar a situação. Uma noite, quando Thizi resolve sair para tentar se animar um pouco, ela encontra uma garota que é sua cópia, uma pouco mais arrumada, feliz e segura, mas ainda sim, a sua cara. Assustada, Thizi pensa em várias explicações para a espantosa semelhança entre elas, mas não consegue chegar a nenhuma conclusão. Com sua vida de ponta cabeça, Thizi ainda vai precisar se esforçar e descobrir o que significa o aparecimento da Garota Replay?

“O que você faria se encontrasse você mesma?”

A narrativa leve e fluída da Tammy dá ritmo aos acontecimentos singulares de Garota Replay. Achei uma idéia realmente original usar uma situação tão inusitada para levar a protagonista a fazer uma avaliação do caminho que vem trilhando e quais escolhas devem ser tomadas para, enfim, ir para o caminho correto.



Creio que usar uma personagem com características e uma vida tão comum foi um grande trunfo. Com exceção dos encontros com a replay, muitos momentos da vida de Thizi poderiam facilmente acontecer com qualquer um de nós. As amizades dela são mais uma afirmação do quanto sua vida é verossímil.

Acho, entretanto, que a replay poderia ser usada mais vezes ao longo da estória e, consequentemente, criar mais situações de conflito com a Thizi. A mudança que seu aparecimento causa na vida da Thizi merecia mais destaque principalmente quando se pensa na explicação que a autora escolhe para o aparecimento da replay.

Gosto da escrita da Tammy e o quando li Sou Toda Errada, meu primeiro livro dela, me surpreendi muito. Estava com grandes expectativas para Garota Replay e acho que para o público a qual se destina, atende perfeitamente.

Sobre o livro:
Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito Jovem   
Páginas: 144
Site da autora: Aqui 

9 comentários:

  1. Boa pergunta: o que eu faria se encontrasse a mim mesma?? Na presente situação acho que eu me socaria ou daria umas boas sacudidas porque francamente, tô ótima em alguns aspectos, mas um atraso em outros...rsr. Legal a temática e bem inusitada mesmo. Será que eu vou conseguir ler todos os livros que você resenhou amiga? Vai saber neh...KKKKKKK. Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Monique, já conversamos sobre isso, e eu tenho a mesma opinião que a sua. Gostei muito do desfecho, e de quem na verdade era a Replay. Apesar de ser um livro teen, a história me prendeu, e gostei das resoluções que a Thizi teve.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo carinho com Garota Replay. Fico feliz que tenha gostado da história. É bom demais ler o que vocês acham, sentiram... Parabéns pelo blog e muito sucessooooo!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bom, ainda estou para ler esse livro. E está sendo bom ler algumas resenhas antes dele, afinal, terei uma idéia do que me aguarda. Acho que vou gostar da leitura.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelo carinho com Garota Replay. Fico feliz que tenha gostado do livro. E sim, esse livro é para um público um pouco mais jovem, está agradando mais garotas de 16, 17 anos e fico feliz porque desde a minha ideia original até a arte do livro tinham esse foco.
    Muito sucesso para o seu Blog!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br

    ResponderExcluir
  6. A premissa deste livro é ótima! Nunca me imaginei encontrando comigo mesmo. Loucura, né? A Tammy teve a maior criatividade para criar esta história, nunca havia visto nada parecido.

    Uma característica que você destacou na resenha é a aproximação da nossa realidade, com a realidade do personagem e isso, acredito, em qualquer livro é bom, porque você acha, acredita e sonha que aquilo um dia possa acontecer. É realmente um trunfo! (:

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  7. Ei Monique...

    Menina eu leio suas resenhas e fico numa vergonha das minhas rsrs eu tenho muito o que aprender com vcs viu? Adorei a resenha embora esse livro não faça muito o meu estilo. Não tenho muita paciencia pra literatura teen.

    E vc é chique heim? Tammy Luciano comentando a resenha? Geeente isso é a cara da ryquesa \o/

    Parabéns amiguinha, beijão

    ResponderExcluir
  8. Também gostei muito do livro =D
    Estou te seguindo bjoss

    ResponderExcluir
  9. Monique, eu gostei muito da resenha.
    Estou com vontade de ler o livro, mesmo sendo para um público mais jovem.

    Beijão.

    ResponderExcluir