quarta-feira, 4 de abril de 2012

RESENHA: A Caminho do Verão


Monique Melo
Auden sempre foi uma filha exemplar: estudiosa e sempre responsável, seguia a risca as orientações da mãe, mesmo que, no fundo, ela nunca entendesse realmente o que a filha queria. Seu pai não a trata muito diferente da mãe e logo cedo Auden precisou se portar como uma adulta, perdendo assim, grande parte das experiências que uma garota da idade dela vivência. Em seu último verão antes da faculdade, decide passar um tempo com o pai na pequena cidade de Colby. Além de conhecer sua recém-nascida irmã, Auden começa trabalhar na loja da madrasta, mas sempre sem se envolver de verdade com ninguém, até que conhece Eli que aparenta ser tão solitário e fechado quanto a própria Auden. Conforme vão se aproximando, Eli e Auden desenvolvem uma forte ligação, enquanto tentam superar seus problemas pessoais.

Sarah Dessen sempre surpreende. E quando se trata de livros onde o plano principal gira em torno de segundas chances, reconstrução, mudança de rumos, ela é perfeita. E é disso que A Caminho do Verão se trata: de uma garota em busca de uma parte da sua vida que deixou de viver por conta do egoísmo e falta de atenção dos pais, mas sem um histórico real de relacionamentos interpessoais.

“- Perto dos pais, todo mundo é criança. A menos que eles estejam agindo como criança. Então, você não tem a menor chance. Você entende o que estou dizendo?” – Página 260.

Além de uma estória bem elaborada, cativante e fluída, a autora se preocupa muito em desenvolver as situações pelas quais Auden passou (e está passando) e como elas definem suas ações. Até mesmo os envolvimentos românticos dela demonstram a profundidade das consequências da separação dos pais, seu distanciamento e a educação que ela teve.

A autora também tem grande cuidado na caracterização dos seus personagens, muito bem construídos e desenvolvidos. Tão bem caracterizados que eu sentia aversão enorme pelo pai e a mãe da Auden e uma grande simpatia por Heidi. Apaixonei-me por Eli e seu jeito misterioso, mas sensível e doce, cheio de comentários simples e sábios. As novas amigas da Auden também contribuem bastante no crescimento dela além de dar um toque cômico a estória.

“– Quem disse que tem que ter um objetivo? Ou um motivo. Talvez seja só algo que você precisa fazer.” – Página 175.

Sarah Dessen já estava na minha lista de autores preferidos desde Just Listen. Agora, sei que nunca vou tirá-la de lá. A autora sabe trabalhar com drama de uma forma esplêndida e ultrapassa, e muito, a impressão que o livro se trata simplesmente de um amor de verão. Recomendo a leitura e fico aguardando mais um livro sensível e apaixonante dessa ótima escritora.

Sobre o livro:
A Caminho do Verão
Autora: Sarah Dessen
Ano: 2011
Editora: ID
Páginas: 416
Site da autora: http://sarahdessen.com/

8 comentários:

  1. Ei Monique...

    Nha que fofa a sua resenha, me deixou com vontade de ler o livro. Gostei do que vc contou dos personagens e sua paixão pela autora me deixou ainda mais curiosa.

    E não acredito que ainda não li 'Just Listen', o livro estava em promoção da Fnac e eu não comprei #mimimi que raiva :(

    Otima resenha, como sempre, beijossss

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada da autora, mas tu sempre fala tão bem dela que sou louca pra ler.
    Achei sua resenha ótima. Até me lembrei da conversa de ontem, sobre como fazer resenhas. A senhora sabe fazer resenha direitinho.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. No início da resenha, achei que se tratava de mais uma desses livros clichês. Mas pude perceber que a autora soube desenvolver muito bem a história. Você sabe que gosto romances, e fiquei bem curioso pra ler esse.
    A resenha ficou ótima. =D

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Tu me deixas muito curioso para ler um livro dessa autora. A história parece ser muito bem construída, e sair um pouco do lugar comum de outros livros desse gênero. É uma tentativa que tenho vontade de fazer, quem sabe eu não goste...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia a autora e nem o livro, e você conseguiu me deixar curiosa a respeito de ambos, hunf! A história tem cara de ser interessante e bem construída... :D Boa dica!

    Beijos
    Ann G. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ola!!
    Eu nunca li Sara Dessen, mas depois da resenha de Just Listen fiquei super empolgada para ler algum livro desta escritora fantástica,A caminho do verão aborda temas que a autora, conforme sua resenha, trabalha muito bem na sua narrativa. Portanto doida pra ler!!!

    ResponderExcluir
  7. Ei Mona, sua resenha me fez querer ler o livro! Cada vez melhor, como o vinho. Espero que eu faça valer minha promessa de ser mais presente e ler mais suas resenhas. Parabéns amiga!

    ResponderExcluir
  8. Concordo absolutamente em tudo com você Monique, Sarah Dessen nunca deve sair da nossa lista de autores favoritos. Até minha mãe já é maior fã dela!
    Estou louca para ler Just Listen, só falta minha pilha de livros de parceria acabar!
    Amei a resenha Monique e também os trechinhos do livro que você gostou!

    Mega cheiros!

    ResponderExcluir