quarta-feira, 14 de março de 2012

RESENHA: Asas (Fadas #1)


Monique Melo
Laurel tem estranhos hábitos alimentares e sempre consegue se adaptar a temperatura da mais alta a mais baixa. Isso no geral não lhe causa nenhum problema, mas quando ela detecta um caroço crescendo em suas costas, começa a descobrir muito da sua origem com a ajuda de David, seu amigo de escola. Além estranho caroço, alguns acontecimentos mudam a rotina de Laurel e a levam a descobertas sobre um mundo que ela não imaginava existir. Um mundo cheio de novidades e perigos que Laurel vai ter que enfrentar.
“- Então, use o que quiser. Se suas roupas são o bastante para afastar possíveis amigos, então é porque não são o tipo de amigos que você quer ter.” – Página 13

Creio que nunca li nenhum livro onde as fadas fossem protagonistas, então fiquei com uma certa expectativa sobre o enredo. No geral, ele não me decepcionou. A forma que a Laurel descobre sua origem foi bem criativa e me deixou curiosa para saber o que ia acontecer quando ela finalmente entendesse porque era tão diferente. A ligação entre sua origem e a natureza foi bem explicada e era fácil imaginar as situações que a autora descrevia.
No entanto, achei que o livro se desenvolve muito rápido. Muitos acontecimentos mereciam um pouco mais de explicação ou até mesmo uma maior interação dos personagens. Alguns momentos eram bem previsíveis o que comprometeu um pouco o enredo.
“Aquela sensação aguda de desejar uma pessoa sem ao menos conhecê-la – nunca se sentira daquela maneira. Com ninguém. Era excitante e arrebatador, mas também assustava um pouco.” – Página 92.
Outro ponto que me incomodou foi o fato da autora criar um triângulo amoroso meio forçado já que a Laurel não conhece nenhum dos dois rapazes o suficiente para despertar um amor tão forte e ficar divida entre eles. O aparecimento de Tamani e o passado em comum com Laurel são bem inseridos, mas não me fez acreditar num relacionamento entre eles.
Mesmo não gostando dos pontos que citei acima, achei que o livro é uma boa indicação principalmente para quem é mais jovem ou para quem se apega menos aos detalhes, afinal a narrativa é leve e flui bem. Com certeza vou ler a continuação, esperando que a Aprilynne Pike tenha desenvolvido melhor sua estória.
Sobre o livro:
Asas
Série: Fadas
Volume: 01
Autora: Aprilynne Pike
Ano: 2011
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 294

6 comentários:

  1. Ola!!
    Eu também nunca li nenhum livro que fadas sejam os personagens principais,e acho "Asas" é um bom começo para esta temática, só não gostei deste triângulo amoroso forçado, eu não aguento mais estes dilemas!! rsrsrsrsrsr Porém sua resenha me deixou ansiosa para ler este livro.
    bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou daquelas que se apega pouco aos detalhes. Se tiver personagens apaixonantes os detalhes vão para o espaço, risos.
    Só não gostei da parte que os acontecimentos passam muito rápido no livro, mas vou ler para tirar minhas próprias conclusões!
    Adorei a resenha Monique, muito bem explicadinha!
    Mega cheiros!

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto não é um livro pra mim... achei interessante a relação das fadas com a natureza, mas acho que só seria isso que eu iria gostar no livro. Não gosto do fato de todos os livros desse gênero, hoje em dia, necessitam colocar triângulos amorosos nas histórias, como se só isso fosse importante. Como já li uma pessoa comparando o estilo à crepúsculo, esse livro nem entrou em minha lista.

    Bjo,
    restaurantedamente.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou muito curiosa para ler livros sobre fadas. Já ouvi algumas críticas negativas em relação a "Asas" e também nunca tive interesse de lê-lo. Mas eu coloco fé no seu gosto, posso dá uma chance, quem sabe? rs Criar triângulos amorosos nas histórias sem necessidade virou regra... pff

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Depois de muito tempo sem comentar em suas resenhas, Eis-me aqui! rsrs
    Bom, eu ainda não li livros sobre fadas, e pela resenha parece interessante, tirando o triangulo amoroso que tem se alastrado por toda parte, livros, novelas, filmes, e pior... Na vida real! É uma verdadeira FEBREINFELIZ!

    Bjo Cabeça!

    Ah, e só p não perder o costume: Não dá 18h hoje não é?!

    ResponderExcluir
  6. I do, I do, I do I believe in fairs...rsrsr. Bom, nunca pensei em ler algo sobre fadas, visto que os anjos são os seres alados que mais me fascinam, mas confesso que fiquei curiosa e instigada à ler o livro. Você sabe o quanto eu gosto de livros práticos não é miga? Lerei =)

    ResponderExcluir