segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

RESENHA: A Fera


Eu e Monique resolvemos fazer uma coisa maluquinha pra resenha de A Fera. Eu já tinha visto o filme (que já faz um tempinho bom) e ela leu o livro, então resolvemos escrever de ambos tentando compara-los. Não é muito fácil comparar duas coisas quando você só viu uma, mas como amamos o chat do facebook, discutimos um pouco sobre o assunto.
Vamos primeiro então ao livro....

RESENHA: A Fera
Monique Melo

Releitura de uma dos grandes clássicos infantis, A Fera conta como o jovem Kyle reage a uma maldição imposta por uma das suas colegas de sala após uma brincadeira maldosa realizada por ele. Depois de amaldiçoado e com o prazo de dois anos para encontrar alguém que realmente o ame, ele tem que encarar que não é mais um garoto popular e bonito: agora, resta procurar alguém que consiga enxergar sob sua aparência e goste realmente de quem ele é.

Achei bem legal a abordagem do livro e como cada personagem era integrada a estória. Mesmo inserido num ambiente comum nos livros jovens adultos, onde escolas e pessoas populares são figurinhas fáceis de achar, ficou bem desenvolvido o aparecimento da bruxa, a forma que o Kyle conhece Lindy e como ela vai parar na casa dele. Também foi muito feliz a escolha dos personagens secundários. Eu particularmente adorei Will.

Um ponto muito bom do livro é a sala de bate papo mediada por um psicólogo na qual vários personagens conhecidos das estórias de fantasia expõem seus problemas e dúvidas. Podemos identificar facilmente o príncipe que virou sapo, certa sereia que vendeu sua voz para abandonar a vida marinha...


Gostei do livro e da narrativa da autora. A mistura de fantasia com os dias atuais foi bem utilizada e essa abordagem atual faz o leitor se identificar com o enredo. O ponto negativo para mim foi o final. O desenvolvimento foi muito bom, mas na hora de finalizar, parece que tudo foi feito as pressas. Acho que a estória merecia um fim mais elaborado e as reações da Lindy deveriam ser mais exploradas. De qualquer forma, é uma leitura boa que te faz refletir até que o ponto a beleza exterior deve se  sobrepor a um bom caráter.

“Durante o resto das nossas vidas, iremos à escola, ao trabalho, tomaremos o café da manhã e assistiremos tevê, mas vamos saber que existe mágica no mundo, mesmo que a gente não consiga enxergar”. – Páginas 306


Agora ao filme!

RESENHA: A Fera - Beastly
Nina Duoli

Não vou dizer que a Fera é aquele filme ótimo, mas não é de todo mal. O roteiro é bem simples, assim como a história que não é muito nova. Além do livro de Alex Flinn já estamos familiarizados com a estória no filme da Disney A Bela e a Fera.

Pelo que conversei com a Monique sobre o livro o filme é um mix dos dois, filme da Disney e livro.
O filme tem algumas coisas diferentes do livro, por exemplo a relação da bruxa, muito bem interpretada por Mary Kate Olsen e Kyle, interpretado por Alex Pettyfer (<3 <3 <3) é bastante diferente e a aparência da "Fera".

O filme se foca completamente na história do Kyle e da Lindy (Vanessa Hudgens, que eu acho péssima, mas ela recebeu premios por esse filme) e não faz nenhuma relação com outros contos de fada como é no livro. No filme Kyle é um estudante prepotente que pensa que a beleza e o dinheiro são as coisas mais importantes na vida, assim como seu pai, e usa a dele para conquistar as pessoas para o que ele quer. Por isso, ele maltrata Kendra (a bruxa) e não dá a mínima para Lindy. Em um dos surtos de arrogância, Kendra coloca nele um feitiço que só vai ser quebrado quando alguém o amar de verdade. 

Os efeitos do filme são bem legais. As tatuagens do Kyle mudando com o passar do tempo dão aquele tom conto de fadas na história e a maquiagem ficou muito bem feita também. Ele não é igual a fera da Disney e nem a do livro, mas a mudança na aparência da fera deixou o a história mais moderna.

Como a Mona, também adorei o Will (Neil Patrick Harris), mas acho que ele deveria ter sido explorado melhor e aparecido mais. E no caso do filme a governanta, que cuida do Kyle e é a única pessoa que o aceita prepotente ou “fera”, é uma personagem muito interessante e muito importante na história.

Pra quem gosta de romances água com açúcar vale a pena ver o filme, e acho que vale ler também para fazer a comparação. O filme não é aquela coisa toda, mas pra passar o tempo é legal (fora que tem o Alex Pettyfer que compensa tudo!) e o livro parece bem legal também e tem uma abordagem um pouco diferente.

Sobre o livro:
A Fera
Autora: Alex Finn
Ano: 2011
Editora: Galera Record        
Páginas: 318

Sobre o filme:
Título no Brasil: A Fera
Título Original: Beastly
País de Origem: EUA
Tempo de Duração: 86 minutos
Ano de Lançamento: 2011


10 comentários:

  1. o livro parece ser bom, e a mistura com os contos de fadas, eu imagino, deve ser bem legal. Não sei se pretendo ler esse livro, mas caso apareça alguma oportunidade acho que não deixarei escapá-la.

    Acho mais fácil eu ver o filme à ler o livro, e já tenho certeza que gostarei do Will, Neil Patrick Harris é excelente (ele é legen... wait for it... dary!)

    bjos!
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  2. agora q vi q nunca tinha comentado no teu blog monique... n vou mentir q eu tenho um certo preconceito com esse livro.. mas exatamente com o filme... não sei..

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho vontade de ler o livro. O filme eu tenho preconceito por causa da Hudgens, mas ahco que verei.

    Adorei a ideia das duas de fazerem o post conjunto.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO A Bela e a Fera, e ao mesmo tempo que estou com muita vontade de ler/ver eu tenho medo que estraguem o meu clássico infantil predileto! :\

    Pelas resenhas, o livro me interessou mais. xD haha

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ola meninas, eu fui assisti ao filme e amei é muito fofo!! Pela resenha da Monique eu acho é que tem algumas diferenças, mas acho que os dois são muito bons mesmo o filme não sendo fiel ao livro. O que me interessou no livro foi esta relação que a monique citou com alguns personagens de fantasia, achei muito legal. Pretendo ler o livro em breve e gostei das duas resenhas, meninas estão de parabéns!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Meninas,gostei muito das resenhas!:D
    Monique concordo plenamente com vc,o desenvolver da estória é muito bom,mas o final sem dúvida deixou a desejar...mas eu gostei do livro e muito...:D
    Vivi estou louco para assistir o filme,tenho certeza que vou amar,gente a Vanessa Hudgens é muuuuuito linda,super cat...demais.

    Esdras Lima
    Arte Around World.

    ResponderExcluir
  7. Desculpa...Vivi?Nossa sou meio crazy as vezes...
    Nina Duoli.:D

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei do filme. Apesar de já saber tudo o que iria acontecer (vlw Disney!) rsrs
    Não sou fã da Vanessa. É olhar pra ela e me lembra HSM (eca!) =P Mas até que ela não foi tãããooo mal no filme.
    Bem, ainda quero sim ler o livro!
    Alguém quer me dar?

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ameei o filme, Já assisti 2 vezes, uma historia muito interessante, mostra que a aparência não é tudo em uma pessoa, primeiro você tem que ver o que a pessoa é por dentro realmente, a beleza nao é tudo,e além disso não se pode pensar só em você mesmo, temos que pensar nas pessoas o que é melhor para a nós e para a outra, valeu muito apena assistir ao filme, a historia e muito bonita e espero que muitas pessoas ao assistir esse filme possa mudar de opinião, ver que a beleza não está por fora mais sim por dentro da pessoa, reflita sobre o filme te ensinara muita coisa.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li, nem assisti, mas estou gostando bastante dessas releituras dos contos de fadas clássicos. Alguns até que tem se saído bem, mas tem outros que era melhor nem terem saído do papel. Rsrsrs
    Achei super legal essa "resenha dupla", só assim, podemos comparar as duas obras.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir