terça-feira, 7 de junho de 2011

RESENHA: Jogos Vorazes


Monique Melo
Ainda sobre o choque, entusiasmo ou adrenalina, seja lá o nome do que estou sentido, escrevo esta resenha sobre um livro que não tenho nada para falar de ruim. Jogos Vorazes tem tudo o que um livro precisa para agradar todo mundo. Gosta de ação? Tem. Gosta de cenas de violência? Tem. Gosta de drama? Tem. Gosta de romance? Tem!!!!!

Não se convenceu ainda? Certo, vamos resolver isso. O enredo bem amarrado e atraente da autora Suzanne Collins tem como protagonista Katniss Everdeen, moradora da Costura, no carente Distrito 12. Katniss é uma sobrevivente: busca da natureza alimento e sustento para sua mãe e sua irmã, Prim. Para tal tarefa conta com seu amigo Gale, responsável, assim como ela, de prover alimento para sua família.


A rotina de Katniss muda quando chega o período da colheita, nome dado ao sorteio de dois tributos (um garoto e uma garota) para participar da edição anual dos Jogos Vorazes. Contrariando todas as probabilidades, a irmã caçula de Katniss é sorteada e ela, para protegê-la, se oferece para participar no seu lugar. O outro tributo do Distrito, é o calmo e bem humorado Peeta, filho do padeiro.

A partir da escolha dos dois tributos pertencentes a cada distrito, no total de 24 tributos, é que começa a preparação para os jogos: uma fase onde aparência, talento e discernimento são importantes para definir a ajuda que você vai receber.

Quando enfim os tributos estão na Arena, inicia-se a fase brutal dos Jogos, uma forma da Capital lembrar aos cidadãos a superioridade dos governantes de Panem e a fragilidade dos empobrecidos Distritos. Mas Katniss tem princípios próprios e, mesmo que não seja sua intenção ir de encontro com os interesses da Capital, suas atitudes durante os jogos são claramente pertencentes a alguém que não concorda com o sistema.

Eu demorei a ler porque estava realmente sem tempo, mas a cada página lida, minha curiosidade só aumentava. Suzanne Collins nos mostra através da Katniss, os sentimentos das pessoas subjugadas e obrigadas por seus governantes a viver de forma precária e a obedecer as leis impostas por eles.
A luta pela sobrevivência, tanto dentro quanto fora da arena, e o sacrifício que os personagens fazem por quem amam, tudo faz você torcer para que os tributos, principalmente os do Distrito 12, mostrem que são seres humanos e não peças num jogo de tabuleiro.

Os personagens são carismáticos e bem construídos, assim como o enredo cheio de surpresas e situações adversas, que te fazem prender a respiração e não largar o livro de forma alguma. Cada cena descrita pela Suzanne Collins me fazia imaginar o lugar, o clima e os sentimentos da Katniss e do Peeta e ficava angustiada quando acontecia algo de ruim com eles.

O segundo livro da série, Em Chamas, já foi lançado e promete ser tão bom quanto o primeiro que, por sinal, virou filme e está em processo de gravação, tendo os atores Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson como Katniss e Peeta, respectivamente e tem previsão de estreia para 2012.

Ah, e sabe aquela empolgação do começo da resenha? Continua firme e forte, portanto vou correndo ler Em chamas! E o que vocês fazem parados aí? Leiam Jogos Vorazes!

Sobre o livro:
Jogos Vorazes
Série: Hunger Games
Volume: 01
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2010
Editora: Rocco
Páginas: 400
Twitter Oficial: @TheHungerGames

9 comentários:

  1. Tô MEGA curiosa pra ler esse livro. Parece ser muito bom e a história é bem diferente de tudo que está mais na moda. E se o Mestre King disse que é bom...eu assino embaixo! hehehe
    Adorei a resenha Mona...pra variar ótima!!

    ResponderExcluir
  2. Tá vendo eu não disse que você ia amar?! hahahaha
    A história é bem diferente das modinhas que tem por aí, além de uma da mensagem que a Collins passar pro leitor que é sensacional, amei esse livro logo de cara.
    Adorei a sua resenha!

    Bjs :*

    ResponderExcluir
  3. Ola!!!
    Absolutamente eu tenho que ler, depois daquele evento em Recife que eu ,a Monique e a Larissa nos encontramos, estou certa de que lerei em breve!!Poxa é um livro que tem tudo que gosto: romance, ação e futurista, adora ficção ela dá asas a imaginação.!!!amei a resenha ficou ótima!!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Minha próxima leitura. E depois da sua resenha fiquei mais empolgada ainda.

    Parece muito bom. Não falta nada na história. Romance, ação, aventura, tudo!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo o que você escreveu, mas eu li em dois dias só por causa da maldita curiosidade para saber o que aconteceria no final kkk

    Já li os dois primeiros e espero que a Rocco lance logo o último. Tá programado para o início do segundo semestre, então estamos perto de saber o que acontece depois "daquilo" que acontece no segundo livro.

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. AHHHH, não posso ler sua resenha, porque tenho medo de pegar no ar qualquer spoiler do livro que eu estou MORRENDO pra ler!
    Mas é muito caro, tá doido! auhauhau
    Vou comprar em inglês, mas até chegar eu já li por ebook :/

    ResponderExcluir
  7. Aaaaaaaaaahh, cá estou miga, finalmente vou comentar uma resenha sua...\o/
    Então, no começo pensei "senhor, mas isso é Jogos Mortais ou O Cálice de Fogo"...KKKKKKKKKKKKKKK, nada a ver neh, no entanto sua resenha me convenceu a querer ler isso ou indicar a algumas pessoas que gostam do gênero. Fora que está super bem escrita amiga, eu acho até que você devia escrever uma fic pra mim...KKKKKKKKKKKKKK. E nada de ficar "em chamas" pra escrever a próxima...KKKKK. Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Eu estou louca pra ler esse livro mas nunca pego numa promoção boa (boa para meu bolso, sabe?). E agora já tem continuação e eu meio que desanimei... Mas vi vários blogs falando dos eventos que teve desse livro, dos chats e tal.. parece mesmo muito bom!!!!
    *-*

    Parabéns pela resenha!
    xoxo

    ResponderExcluir
  9. Amei a Resenha Monigue!!!!!!!!!!
    E digo logo, o Peeta é meu, mas deixo o Gale com você! risos
    Agora, falando sério, eu tenho certa dualidade com este livro, ele é bom, isto sem dúvida, entretanto....
    Não conto, tem que ler a minha resenha quando eu postar!

    Super Mega Cherios da Serena!

    ResponderExcluir