sábado, 28 de maio de 2011

RESENHA DEZESSEIS LUAS (BEAUTIFUL CREATURES #1)

Monique Melo

Quando Lena chegou a Gatlin, eu só tinha certeza de uma coisa: ela não se parecia com ninguém que o pessoal daqui já vira. E as diferenças não estavam apenas na aparência.

Eu tinha certeza que já havíamos nos encontrado antes, talvez nos sonhos. É, sei que parece idiota, mas eu vinha sonhando com alguém há tempos, alguém que eu não conhecia, alguém que, no sonho, precisava ser salva, ou tipo isso.

Antes de Lena eu estava contando os meses para deixar Gatlin, mas agora era diferente: havia Lena. E havia algo entre nós, uma atração que eu não conseguia explicar. Eu precisava conhecê-la melhor e entender o que eu estava sentindo. Mas, para me aproximar, teria que enfrentar o tio com fama de louco dela; Amma, nossa governanta supersticiosa, que tinha praticamente me criado; meu pai, que desde a morte de minha mãe só ficava trancado no escritório “trabalhando”; meus amigos e inimigos, as garotas populares da escola...

E ainda havia o segredo, um tipo de segredo que não ficaria oculto por muito tempo em um lugar como Gatlin, um tipo de segredo que pode mudar tudo a sua volta...

Com protagonistas interessantes e cativantes, Dezesseis Luas traz um novo tipo de seres sobrenaturais: os conjuradores (indivíduos que tem poderes distintos ente si). No primeiro volume da série Beautiful Creatures, as autoras Margaret Stohl e Kami Garcia nos apresentam Ethan Wate E Lena Duchannes, um mortal e uma conjuradora, dois adolescentes lutando para continuarem juntos em meio as diferenças.

Não é muito comum ler um livro narrado por um garoto, mas o Ethan não é um protagonista cansativo e é inteligente e determinado. Antes mesmo de conhecer Lena, já tinha em mente a forma deturpada que as pessoas de Gatlin se comportavam, mesmo que ele não expusesse sua opinião. Convive com a morte recente da mãe, com o pai perturbado pelas lembranças da esposa e com Amma, que o cria em meio a muitas superstições e pensa muito no dia que vai deixar a cidade onde nasceu.

Já a Lena é uma mistura de pessoa sensível e forte. Criativa, doce e inteligente, só gostaria de ser uma garota normal e poder ir a escola e ter amigos como qualquer pessoa. Mas Lena é uma Conjuradora, uma Natural muito poderosa a espera, com muito receio, do dia onde sua natureza conjuradora e seu destino serão definidos.

Particularmente eu amei todo o mito criado em torno dos conjuradores e adorei os vários tipos descritos no livro. A especialidade de cada um e as particularidades do uso de seus poderes foram bem legais de se ler e me deixaram bem curiosa sobre até que ponto o poder de cada um pode chegar.

Os personagens secundários também são bons e acrescentam bastante no enredo, os meus preferidos foram Macon, Marian, Link, Boo e Tia Del. E a Amma? Ela é I-N-C-R-Í-V-E-L (oito na horizontal). Ela cuida do Ethan como se fosse filho dela, amando-o, mantendo-o alimentado e o protegendo com um ou outro talismã que afasta maus espíritos. Também é responsável por momentos bem engraçados (ela é praticamente uma vigia do Ethan! E as conversas dela com Macon Ravewood são ótimas) e cada aparição dela nos lembra que, até mesmo senhoras cheias de manias, tem seus mistérios e muita sabedoria para compartilhar.

O enredo é bem construído e tudo é bem interligado. Todos os acontecimentos estão dentro das informações dadas no livro e a seqüência dos fatos é bem definida. O final, como não poderia deixar de ser, é bem agitado, com muitas revelações e atitudes inesperadas, mas também deixa suas cota de questionamentos para o segundo livro.

Ponto ruim? Acho que as autoras foram um tanto repetitivas em explorar “coisas que só acontecem em Gatlin”. A cidade é toda condicionada a história civil e as suas próprias regras ultrapassadas e sem noção e dá para entender isso sem tantas explicações e comparações, mas isso não deixa o livro arrastado, só não achei necessário. Vamos ver se isso se repetirá no segundo livro.


Sobre o livro:

Livro: Dezesseis Luas
Série: Beautiful Creatures
Volume: 01
Autoras: Kami Garcia e Margaret Stohl
Ano: 2011
Editora: Galera Record
Páginas: 490



Leia o primeiro capítulo no site da Ed. Record!

Um comentário:

  1. Ola!!!
    Gostei deste tema sobre bruxas,é um tema antigo, masque foi esquecido e pouco explorado atualmente(afinal a moda é vampiros,lobsomens e anjos como tema central).Eu já li outros livros em que o protagonista principal e narrador é masculino e não deixaram a desejar,acredito que Ethantb não deixará.é complicado quando os autores se limita àquela cidade e acontecimentos na mesma,mas enfim acho que não é um grande problema e como vc falou isso tb não arrasta o livro. Muito boa sua resenha e aguardo ansiosa pra ler.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir